3 boas práticas para otimizar a gestão de compras da sua empresa

3 boas práticas para otimizar a gestão de compras da sua empresa
3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Fazer a gestão de compras é um processo importante para otimizar os gastos e viabilizar os investimentos. Afinal, por meio desse setor, é possível entender quais são as prioridades da empresa e as ações que serão aplicadas em busca da redução de custos. No entanto, fazer isso nem sempre é uma tarefa fácil para os gestores.

Então, como tomar decisões acertadas ao gerenciar as compras da empresa? Com boas práticas e estratégias certeiras, você conseguirá melhorar o desempenho nesse sentido.

Separamos 3 dicas para você ter um controle eficiente da área de compras e ter sucesso ao otimizar os custos. Continue a leitura do post e confira!

1. Conheça bem os fornecedores

Ter conhecimento sobre os seus fornecedores é um dos primeiros passos para gerenciar o setor de compras com mais eficiência. Eles são fundamentais para que toda a estrutura logística funcione corretamente, sem atrasos e prejuízos financeiros. Além disso, essas parcerias representam uma fatia significativa dos gastos de sua empresa.

Por isso, tenha controle de informações, como condições de pagamento, descontos, qualidade dos produtos ou serviços e assim por diante. Todos esses dados são relevantes para que a sua negociação seja mais benéfica e econômica. Estude a margem de lucro, os possíveis reajustes e os meios de conseguir bons preços. Conhecer os fornecedores contribui para boas negociações e é uma forma de otimizar os recursos financeiros da empresa.

2. Integre a gestão de compras com a gestão de estoque

Para ter um controle de todos os itens que a empresa tem disponível, faça a integração entre as compras e o estoque. Fazendo isso, os colaboradores conseguem visualizar a demanda, otimizando o número de pedidos.

Powered by Rock Convert

Muitos desperdícios ocorrem, por exemplo, quando é feita uma solicitação ao fornecedor sem necessidade. Em alguns casos, não há um acompanhamento do estoque e, por causa disso, o financeiro da empresa é afetado.

Com a integração, todas as informações ficam em um só lugar e alguns aspectos, como prazos, podem ser controlados com rapidez e praticidade.

3. Conte com as ferramentas adequadas

O uso de algumas ferramentas pode ajudar na hora de otimizar os custos e gerenciar o setor de compras. No mercado, já estão disponíveis softwares e outros recursos tecnológicos para integrar dados e garantir um controle mais eficaz de todos os pedidos, orçamentos e outros documentos importantes.

Além disso, invista em automatização, que pode ser utilizada para fazer as compras, acessar informações com mais rapidez, fazer cotações e diversos outros serviços. Com essa tecnologia, os colaboradores solucionam problemas e dão continuidade aos processos rapidamente.

Uma boa gestão de compras é essencial para a saúde financeira da empresa, pois otimiza os custos e gera economia. Então, colocar em prática algumas ações que otimizam os processos do setor é importante para melhorar os seus resultados. Os benefícios são vários, como redução de gastos, diminuição de desperdícios, maior controle do estoque e por aí vai. Com essas dicas, será possível aumentar o potencial do setor e minimizar os gastos relacionados às compras da organização.

O que você achou desta leitura? Leia também nosso post sobre como escolher bons fornecedores de produtos médicos hospitalares!

Você também pode gostar

Deixe um comentário