6 boas práticas para otimizar a gestão de compras da sua empresa

3 boas práticas para otimizar a gestão de compras da sua empresa

Índice

Estamos vivendo em um mundo onde a globalização está em constantemente aumento e as expectativas dos clientes estão mudando. Por esse motivo, o cenário da saúde está em sucessiva transformação e a necessidade de conciliar o orçamento com a aquisição de insumos hospitalares é cada vez maior.

Otimizar a gestão de compras, é vital para o gerenciamento adequado e eficaz das instituições que pretendem reduzir os custos e melhorar a qualidade. Uma cadeia de suprimentos eficiente tem a capacidade de melhorar a prestação dos serviços de saúde, porém realizar a gestão dos suprimentos pode se tornar uma tarefa complexa.

Afinal, é por meio desse setor, que é possível entender quais são as prioridades da instituição e as ações que serão aplicadas em busca da redução de custos. Neste artigo, vamos explorar seis maneiras para melhorar a otimização da gestão de compras. Boa leitura!

1. Planejamento adequado

A gestão de compras começa com a definição de necessidades e, em seguida, passa para um plano estratégico que permite a capacidade de otimizar os profissionais, os processos e serviços prestados dentro da instituição para entregar o melhor para os pacientes.

Os insumos médicos e produtos farmacêuticos são um conjunto de componentes críticos do planejamento dos serviços prestados nas instituições de saúde, em razão disso, a falta destes suprimentos pode causar atrasos ou cancelamentos do atendimento prestado, resultando na perda de receita para a organização e potencialmente danos ao paciente.

Ter uma visibilidade precisa e oportuna da demanda e das alocações dos produtos faz parte do processo de gerenciamento dos suprimentos, o que possibilita uma otimização da demanda e a tomada de ações preventivas quando necessárias.

 2. Conheça bem os fornecedores

Conhecer seus fornecedores é um dos primeiros passos para gerenciar o setor de compras com mais eficiência. Eles são fundamentais para que toda a estrutura logística funcione corretamente, sem atrasos e prejuízos financeiros. Além disso, essas parcerias representam uma fatia significativa dos gastos da empresa.

Por isso, tenha controle das informações, como condições de pagamento, descontos, qualidade dos produtos ou serviços e assim por diante. Todos esses dados são relevantes para que a sua negociação seja mais benéfica e econômica. Estude a margem de lucro, os possíveis reajustes e os meios de conseguir bons preços.

3. Estabeleça um relacionamento saudável com seus fornecedores

Cada organização de saúde bem-sucedida sabe o valor de cultivar uma grande aliança com seus fornecedores. O que isso significa? Você deve trabalhar de perto e em harmonia com eles desde o momento em que assinar um contrato.

O gerenciamento de alianças pode ser a mais adequada prática para otimizar a gestão de compras dos suprimentos de saúde; é aqui que há sempre um representante dos fornecedores pronto a atender as particularidades de cada instituição. Isso constrói um relacionamento saudável.

Uma manutenção eficaz desta parceria, pode criar facilmente uma plataforma de resolução de problemas, na qual é capaz de garantir que todos os objetivos de gerenciamento de suprimentos da instituição sejam alcançados. Além disso, essa aliança desenvolve metas de melhoria contínua, que ajudam a agregar valor para a organização e o fornecedor.

Tendo uma aliança sólida com seu fornecedor, você pode se concentrar mais em sustentar seu valor e buscar continuamente maneiras de melhorar quando necessário.

4. Integre a gestão de compras com a gestão de estoque

Para otimizar a gestão de compras e se ter um controle de todos os itens que a empresa tem disponível, faça a integração entre a aquisição e o estoque. Fazendo isso, os colaboradores conseguem visualizar a demanda, otimizando o número de pedidos.

Muitos desperdícios ocorrem, por exemplo, quando é feita uma solicitação ao fornecedor sem necessidade. Em alguns casos, não há um acompanhamento do estoque e, por causa disso, o financeiro da empresa é afetado.

Com a integração, todas as informações ficam em um só lugar e alguns aspectos, como prazos, podem ser controlados com rapidez e praticidade.

 5. Recrutar e desenvolver profissionais

Na área da saúde, os profissionais não são treinados com habilidades para otimizar a gestão de compras de suprimentos adequada, uma vez que o principal foco da instituição é no atendimento ao paciente e não nas melhores práticas de negócios. Para isto, a liderança precisa comprometer recursos para trazer pessoas qualificadas e talentosas como parte da função da cadeia de suprimentos.

O desenvolvimento dos profissionais por meio de treinamentos colabora para que eles entendam os processos aplicados na organização e também auxilia na promoção de um compromisso com a inovação, a excelência e o crescimento como prioridades. Ter a equipe errada na cadeia de suprimentos, pode afetar a eficácia na prestação dos serviços fornecidos aos pacientes.

 6. Deixe a tecnologia fazer o trabalho

Para otimizar a gestão de compras de suprimentos com sucesso, sem dúvida, o uso de tecnologias e análises eficazes, garantem que as operações funcionem sem contratempos. Automatizar os processos certifica a eliminação de possíveis dificuldades na aquisição dos insumos.

A tecnologia pode proporcionar o rastreio dos processos do dia a dia e tornar os dados mais visíveis, transformando, assim, o processo de compra em um ativo comercial estratégico.

O uso de tecnologia e automação eficazes, impedem o desperdício dos recursos e garantem escolhas mais transparentes e baseadas em dados. Entretanto, antes de investir, deve-se realizar uma revisão dos processos praticados na intuição para então poder optar pela técnica mais adequada.

O uso de algumas ferramentas pode ajudar na hora de otimizar os custos e gerenciar o setor de compras. No mercado, já estão disponíveis softwares e outros recursos tecnológicos para integrar dados e garantir um controle mais eficaz de todos os pedidos, orçamentos e outros documentos importantes.

Além disso, invista em automatização para fazer as compras, acessar informações com mais rapidez, fazer cotações e diversos outros serviços. Com essa tecnologia, os colaboradores solucionam problemas e dão continuidade aos processos rapidamente.

Colocar em prática algumas ações que otimizam os processos do setor é importante para melhorar os seus resultados. Os benefícios são vários, como redução de gastos, diminuição de desperdícios e o maior controle do estoque. Com as dicas que vimos até aqui, será possível aumentar o potencial do setor e minimizar os gastos de compras.

Passamos por alguns passos importantes para otimizar a gestão de compras de suprimentos de saúde, mas, caso deseje aprender mais, leia nossas dicas para escolher fornecedores de produtos médicos hospitalares!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?