Confira 4 acessórios para capnografia

Confira 4 acessórios para capnografia

Índice

A capnografia é a tecnologia utilizada para representar graficamente a curva de pressão parcial de CO2 durante o ciclo respiratório de um paciente. Ao lado da oximetria, o método atua de maneira segura e não invasiva na monitorização do quadro metabólico, principalmente em casos de anestesia e terapia intensiva.

Diante de sua importância para a detecção precoce de transtornos respiratórios do paciente, ou falhas no ventilador pulmonar, é fundamental conhecer os equipamentos e técnicas utilizados nesse tipo de procedimento. Por isso, separamos uma lista com os principais acessórios para capnografia, além de dicas para garantir um bom negócio ao adquiri-los. Acompanhe!

Entenda a diferença entre sensores mainstream e sidestream

O sensor de capnografia utiliza a espectrometria por absorção de infravermelho para medir a concentração de dióxido de carbono expelido pelo paciente ao final da respiração (ETCO2). Quanto aos modelos, os sensores podem ser do tipo mainstream (não aspirativo) ou sidestream (aspirativo). A principal diferença está na localização do dispositivo no circuito.

No primeiro caso, o sensor é colocado entre o circuito do respirador e o tubo endotraqueal, e a análise de CO2 é feita dentro da via aérea. No segundo, o sensor está localizado no monitor — portanto, fora do circuito—, e a análise é feita por meio de uma cânula nasal que aspira amostras do gás expelido pelo paciente.

Seja qual for o modelo utilizado, é preciso tomar alguns cuidados no seu manuseio e na manutenção, tais como:

  • evitar que o vapor de água exalado condense no dispositivo — o que poderia interferir na leitura correta dos dados;
  •  fazer a higienização do sensor com álcool 70% a cada troca de equipamento;
  • checar constantemente possíveis obstruções no tubo de amostragem, ou no próprio sensor, devido ao acúmulo de secreções.

Convém reforçar que o valor normal do capnógrafo varia entre 35 e 45 mmHg. Valores acima ou abaixo disso podem indicar complicações respiratórias ou mau posicionamento dos equipamentos.

Conheça 4 acessórios para capnografia

Para que as informações sobre a qualidade do gás alveolar e a eficácia da ventilação de um paciente sejam acuradas, é importante contar com acessórios de qualidade que garantam a instalação adequada dos equipamentos. Conheça alguns deles!

1. Water trap

Traduzido do inglês como “armadilha de água”, seu nome sugere a função do coletor que filtra a umidade e as secreções do ar exalado, evitando que os equipamentos sejam contaminados por bactérias.

O ideal é que o water trap seja substituído a cada dois meses, ou em casos de obstrução. Além disso, o aparelho deve ser esvaziado quando atingir a metade de sua capacidade de água.

2. Linhas de amostragem

As ferramentas de amostragem servem para coletar amostras de materiais expelidos pelo paciente que serão utilizadas no processo de diagnóstico médico. No caso da capnografia, as linhas de amostragem são responsáveis pelo transporte de CO2 para os demais equipamentos de monitoração.

Imprescindíveis para casos de ventilação mecânica — quando o paciente não respira por vias normais, devido aos procedimentos de anestesia ou terapia intensiva —, esses aparelhos devem ser constantemente verificados pelos profissionais para evitar que sejam rompidos ou obstruídos acidentalmente.

3. Adaptadores de vias aéreas

Um dos principais acessórios para capnografia, os adaptadores de vias aéreas são peças auxiliares na instalação dos sensores de CO2 no circuito respiratório do paciente. Existem dois modelos de adaptadores: adulto e neonatal. Ambos devem ser posicionados próximos ao circuito de vias aéreas do paciente para obterem melhores resultados. Alguns cuidados devem ser considerados na sua utilização, tais como:

  •  substituição dos acessórios que estiverem com as janelas bloqueadas pelo acúmulo de secreção;
  • teste prévio para verificar o bom funcionamento dos acessórios, antes que sejam conectados aos sensores mainstream ou sidestream;
  • posicionamento das peças na vertical, para evitar a obstrução por secreções.

4. Monitor multiparamétrico

Apesar de ser utilizado para diferentes finalidades, o monitor multiparamétrico ajuda a analisar os sinais vitais e a acompanhar o quadro clínico dos pacientes. No caso da capnografia, é nele que os profissionais de saúde fazem a leitura das informações obtidas por meio dos sensores, para, então, avaliarem a função ventilatória do paciente e a integridade do circuito ventilatório.

Saiba quais são os critérios para escolher os melhores acessórios

Uma boa gestão de equipamentos garante não apenas a performance dos aparelhos e profissionais de saúde, como também a precisão dos diagnósticos precoces, capazes de salvar vidas, sobretudo de pacientes com apneia ou criticamente enfermos.

Ainda que a capnografia possa ser utilizada igualmente em pacientes com respiração espontânea, sua importância nas emergências é indiscutível, principalmente em situações de PCR, intubação e sedação para procedimentos. Logo, qualquer falha nos sensores de CO2 e adaptadores pode representar um enorme risco de vida para os pacientes intubados.

Por isso, os primeiros critérios de escolha para seus acessórios de capnografia devem ser o selo de qualidade dos produtos e a confiança no fornecedor. Muitos gestores acabam tendo que lidar com custos adicionais e mudanças inesperadas na rotina das clínicas e hospitais em função de reparos de aparelhos com pouca durabilidade.

Nesse sentido, poder contar com empresas que ofereçam serviços de suporte, como manutenção preditiva e assistência técnica, pode ser um diferencial para assegurar a qualidade dos atendimentos em seu estabelecimento. Uma boa prática entre os gestores pode ser reunir dados sobre a vida útil dos acessórios.

Outro critério importante é a avaliação das especificações de cada produto junto às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na DIMAVE, todos os materiais utilizados na produção dos acessórios médicos passam por processos rigorosos de controle de qualidade. Além disso, você ainda pode contar com nossas parcerias para a realização de manutenção preditiva.

São vários os benefícios ao implementar acessórios para capnografia no acompanhamento de um paciente durante uma internação. Para precaver possíveis distúrbios respiratórios ou problemas operacionais nos sensores, esses equipamentos são importantes aliados no dia a dia das equipes de saúde em qualquer clínica ou hospital. Sendo assim, não deixe de avaliar as condições e necessidades de suas unidades de emergência para garantir a segurança de seus profissionais e pacientes.

Gostou do post? Então, não deixe de conferir nossa linha completa de acessórios para capnografia e entenda como a DIMAVE pode ajudar na gestão de equipamentos de sua clínica!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?