Saiba quais são os principais acessórios para eletrocardiógrafos

Índice

Os eletrocardiógrafos são equipamentos que detectam os impulsos elétricos associados à atividade cardíaca e geram o resultado do eletrocardiograma (ECG), registro gráfico da voltagem em função do tempo. Eles são usados para diagnosticar e auxiliar no tratamento de alguns tipos de doenças cardíacas e arritmias, determinar a resposta de um paciente à terapia medicamentosa e apontar alterações na função cardíaca.

Alguns equipamentos podem realizar medições e interpretações automáticas do ECG. Ao utilizar acessórios para eletrocardiógrafos de procedência garantida e certificados, pode-se oferecer ao paciente uma excelente captura destes sinais elétricos, auxiliando de forma correta os procedimentos em caso de doenças cardíacas.

Neste artigo, apresentaremos as principais informações sobre eletrocardiógrafos. Confira!

O que é um ECG?

O eletrocardiograma é o parâmetro e a representação gráfica, em relação ao tempo, dos sinais elétricos relacionados aos músculos do coração. As aplicações do ECG vão desde o monitoramento da frequência cardíaca até o diagnóstico de doenças específicas.

Os princípios da medida dos dispositivos são os mesmos para todas as aplicações, mas os detalhes e requisitos para os componentes elétricos variam. Eletrocardiógrafos, ou dispositivos de ECG, diferenciam de unidades portáteis de mão até máquinas do tamanho de um laptop.

As atividades elétricas causam contrações do músculo cardíaco, o que promove o bombeamento do coração. Os resultados são registrados em papel, como picos e quedas chamados de ondas. Ao avaliar o padrão dessas ondas, o médico pode medir o ritmo e a frequência dos batimentos do coração.

Quando um ECG é usado?

O ECG é frequentemente empregado junto com outros testes para ajudar a diagnosticar e monitorar as condições que afetam o coração. Ele auxilia na investigação dos sintomas de um possível problema cardíaco como o infarto.

O uso de monitores cardíacos pode ajudar a detectar as seguintes complicações:

  • arritmias — quando o coração pode bater lentamente, rapidamente ou irregularmente;
  • doença coronariana — quando o suprimento de sangue do coração é bloqueado ou interrompido por um acúmulo de substâncias gordurosas;
  • ataques cardíacos — quando o fornecimento de sangue ao coração é subitamente bloqueado;
  • cardiomiopatia — quando as paredes do coração se tornam espessas ou aumentadas.

Como um ECG é realizado?

Existem algumas maneiras diferentes de realizar o monitoramento cardíaco. Em geral, o teste envolve conectar alguns acessórios para eletrocardiógrafos como sensores — eletrodos — nos braços, pernas e tórax do paciente. Eles são conectados por fios a uma máquina de gravação de ECG.

Quanto tempo leva para fazer um ECG?

Não há necessidade de preparação especial para realizar o teste e a duração varia dependendo do tipo de exame que será realizado. Às vezes, pode demorar alguns segundos ou minutos e em caso de monitoramento mais longo e contínuo, existem dispositivos que podem gravar o ECG por vários dias ou semanas.

Quais materiais são usados no ECG?

Os acessórios para eletrocardiógrafos incluem uma linha completa de ferramentas que garantem a precisão no momento do exame. Antes de começar a trabalhar todos os dias, o profissional de saúde deve verificar o visor do equipamento para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Além do monitor, outros produtos são importantes:

  • eletrodos precordiais: são dispositivos que conectam o paciente ao aparelho e são colocados na região precordial — área do peito situada à frente do coração;
  • eletrodos periféricos: garantem uma transmissão perfeita do sinal elétrico e uma ótima adesividade para uma fácil aplicação nas extremidades distais do paciente como ombros e quadris;
  • cabos: são geralmente fabricados com material de elevado padrão que auxiliam no impedimento de interferências externas originarias de outros equipamentos;
  • papel: o ECG deve fornecer uma cópia impressa dos resultados obtidos e os papeis usados são sensíveis para uma impressão térmica para proporcionar uma fixação adequada do resultado.

O que considerar antes de escolher uma distribuidora?

Escolher um fornecedor de acessórios para eletrocardiógrafos não é uma tarefa simples. O mercado está repleto de fornecedores de equipamentos médicos que oferecem os melhores produtos e serviços promissores.

Deve-se considerar uma empresa renomada que possa fornecer os produtos a preços razoáveis sem comprometer a qualidade. Além disso, é recomendável revisar o histórico do fornecedor antes de finalizar a compra.

Abordaremos algumas dicas importantes que devem ser levadas em conta ao escolher uma distribuidora de equipamentos médicos.

Compromisso com a qualidade

Sem dúvida, esse é o aspecto primordial na escolha de um prestador de serviços de renome. É preciso garantir que o vendedor está fornecendo o equipamento da melhor qualidade de acordo com os padrões e regulamentos do mercado. Existem fornecedores que oferecem produtos de melhor tecnologia, projetados levando em consideração as necessidades do mercado atual.

Experiência geral

A experiência e o valor de mercado geral definem a qualidade e os serviços de um determinado fornecedor, o que pode ser bastante útil na escolha de um serviço confiável. Explorar a internet em busca da melhor empresa de serviços, analisando seu site oficial para ter uma ideia de seu trabalho é um bom começo.

Comunicação

O diálogo adequado é um dos aspectos mais importantes de todas as relações comerciais. Bons distribuidores são comunicativos e respondem rapidamente. Para estabelecer uma parceria baseada na confiança, ambos os lados devem respeitar um ao outro e trabalhar em prol de um objetivo comum.

Melhor sistema de entrega

A entrega dos produtos é necessariamente importante para que não afete os serviços do comprador. Há certas coisas sobre o sistema de entrega de um fornecedor que devem ser consideradas antes de escolher o fornecedor de serviços certo. Quando solicitar ao fornecedor entregas nacionais, certifique-se que a transportadora oferecera segurança suficiente para o produto durante o envio.

Serviços de suporte

Além dos produtos de qualidade, nunca se deve ignorar o fato de que um serviço de suporte adequado é igualmente importante. Há momentos em que a instituição de saúde precisa entrar em contato com o fornecedor para qualquer dúvida que requeira atenção imediata.

A Dimave é uma distribuidora autorizada de equipamentos médicos, que oferece solução em fornecimento de acessórios para dispositivos médicos, operando nas mais diferentes linhas de monitores cardíacos, cardioversores e desfibriladores. Oferece também suporte, assistência e manutenção autorizada com garantia de atendimento realizado por profissionais especializados com experiência comprovada.

Neste artigo, mostramos como os acessórios para eletrocardiógrafos são importantes. Então, que tal saber um pouco mais sobre os produtos oferecidos!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?