Confira 5 acessórios para oxímetro de pulso

Confira 5 acessórios para oxímetro de pulso
6 minutos para ler

O delicado momento que vivemos na saúde do país fez com que muitos brasileiros ouvissem falar da oximetria e até procurassem por aparelhos desse tipo. Como a Covid-19 ataca o alvéolo pulmonar e prejudica a captação e o envio de oxigênio para o sangue, muitas pessoas procuraram se resguardar. O oxímetro de pulso, que era um aparelho típico de hospitais e de profissionais da saúde, começou a fazer parte também das residências.

O oxímetro funciona emitindo uma luz infravermelha que tem a capacidade de identificar a quantidade de oxigênio nas hemoglobinas por meio de sua cor. A maior vantagem desse método é que ele evita picadas para colher sangue e ainda aponta os resultados em tempo real. Além disso, também apresenta outros indicadores vitais, como a frequência respiratória e os batimentos cardíacos.

Existem ainda, diversos acessórios para oxímetro de pulso que podem trazer mais versatilidade de uso, além de muitas melhorias para o paciente. Hoje, vamos apresentar a você alguns desses acessórios, explicar como devem ser utilizados e qual a importância de cada um. Acompanhe a seguir!

1. Sensor de oximetria

É bastante comum e extremamente importante em hospitais. Vale dizer que os sensores de oximetria são equipamentos utilizados na medição não invasiva de saturação periférica de oxigênio (SpO2), onda pletismográfica de pulso e frequência cardíaca.

Os sensores para oxímetros de pulso costumam ter o formato de clips, que ficam presos na ponta do dedo do paciente e, por isso, é importante apresentarem um formato anatômico e tamanhos diferentes para adultos e crianças. Neste sentido, o sensor clipe de dedo para oxímetro consiste no cabo que se conecta no monitor multiparamétrico, permitindo assim o adequado monitoramento do paciente.

Apesar de parecer um item simples, é importante que ele apresente alta qualidade, biocompatibilidade (de modo a proteger contra reações alérgicas) e boa extensão e flexibilidade. Isso porque o sensor precisa manter leituras confiáveis, mesmo em situações em que os pacientes se movimentem muito ou, principalmente, em casos de elevada gravidade.

É sempre muito importante ter à disposição equipamentos atualizados e conectados a acessórios de ótima qualidade. Aparelhos ultrapassados, com manutenção deficitária ou com cabos que possam apresentar problemas de transmissão de dados podem comprometer a leitura correta dos dados.

Os sensores de oximetria são a forma mais fácil e menos invasiva disponível para auxiliar os profissionais da saúde a compreender o cenário de um paciente. Seu uso é essencial para a realização de diagnósticos e para o acompanhamento de procedimentos cirúrgicos. Mas também são fundamentais no tratamento de pacientes que reconhecidamente sofram de cardiopatias ou doenças pulmonares.

2. Cabo extensor

Esse acessório para oxímetro de pulso é especialmente importante a fim de promover maior conforto e movimentação para o paciente. Trata-se de um cabo que também é conectado no monitor e depois conecta-se no próprio sensor aumentando.

Os cabos extensores devem ser flexíveis e oferecer boa resistência para suportar tensões e grandes movimentos.

É conveniente ainda que o aparato apresente uma blindagem especial, a fim de ajudar na eliminação de interferências externas que sejam derivadas de outros aparelhos, assegurando a boa qualidade de leitura do oxímetro que está conectado ao paciente.

3. Clipe de orelha

Este objeto permite a conexão do sensor ao lóbulo da orelha. O modelo de oxímetro pode ser aproveitado tanto em pacientes adultos quanto para uso pediátrico. É reutilizável e usualmente oferece um bom comprimento de cabo.

4. Fita de silicone (para conexão do sensor)

Para que ocorra a apropriada conexão do sensor à pele do paciente, é muito comum o uso de fitas adesivas de silicone. Trata-se de um produto à base de polímeros especiais, justamente confeccionado a fim de fixar bem o acessório e ao mesmo tempo preservar a superfície dos tecidos da pessoa. Tem uso geral em Y em pé ou no dedo dos pacientes.

5. Pregadores de língua (sobretudo, para uso veterinário)

Outro acessório para oxímetro pode ser mais bem aproveitado no setor veterinário é o modelo “pregador de língua”. Afinal de contas, esse órgão muscular apresenta corrente sanguínea, de modo que a região possa ser facilmente adaptada para a mensuração dos sinais com boa resposta.

Da mesma forma que outros implementos, facilita um grande número de aplicações do oxímetro de pulso. Com tudo observado até aqui, é essencial assinalar que a equipe valorize seu equipamento, adquirindo e usando acessórios de qualidade comprovada. Com tal medida, vai-se economizar nas ações de manutenção e será possível assegurar o melhor funcionamento dos equipamento por muito mais tempo, com segurança e acuidade nas medições para o paciente. A primeira ação, a partir daí, é ter atenção na hora de escolher o fornecedor.

Dica: tenha atenção ao fazer a escolha dos equipamentos

Os acessórios para oxímetro de pulso aparentam sem muitas complexidades, entretanto, alta tecnologia está envolvida em sua fabricação. Por isso, é importante estar atento na hora de fazer a escolha do item ideal para atender às suas necessidades com precisão e segurança.

É preciso ter em mente que o tratamento como um todo na hora de analisar o custo-benefício de um equipamento. Um sensor que seja muito barato e que não apresente alta qualidade em sua construção pode induzir a equipe médica a realizar exames e tratamento desnecessários. Além de elevar o valor total do tratamento, isso pode significar a perda de um tempo preciso para o paciente.

Por isso, fique sempre atento a fatores como compatibilidade entre marcas e modelos, resistência dos materiais utilizados e tecnologia envolvida no desenvolvimento. Economizar é importante, mas sempre com o apoio de uma opinião responsável e com auxílio de profissionais especializados no assunto.

Percebeu como o uso de acessórios para oxímetro de pulso podem ser fundamentais para o acompanhamento do paciente e decisivo em seu tratamento? É importante ressaltar como esse equipamento ganhou força e se tornou um poderoso aliado no enfrentamento à Covid-19. Ele é eficaz no monitoramento cauteloso no momento da identificação precoce do contágio, e fundamento para acompanhar a evolução e a reabilitação do paciente.

Na hora de investir em acessórios de oximetria, procure quem oferece alta qualidade, ótimo custo-benefício e as melhores condições de compra. Veja o que a Dimave tem a oferecer!

Você também pode gostar

Deixe um comentário