Como preparar o hospital para a certificação HIMSS? Saiba aqui!

Como preparar o hospital para a certificação HIMSS Saiba aqui!
5 minutos para ler

As certificações são instrumentos importantes para adequar as instalações hospitalares a padrões reconhecidos de qualidade. Entre elas, destaca-se a certificação HIMSS, que é bastante valorizada no setor de saúde, por estar voltada para a melhoria dos processos e a utilização de novas tecnologias.

Com o certificado, os hospitais podem aumentar a eficiência operacional, adotando procedimentos mais integrados e modernos. Para você entender melhor, neste artigo explicamos o que é a certificação HIMSS e como o seu hospital pode conquistá-la!

O que é a certificação HIMSS?

A certificação HIMSS é um certificado emitido pela Health Information and Management Systems Society (Sociedade de Sistemas de Informação e Gerenciamento em Saúde, em tradução literal). A entidade busca aprimorar a qualidade e a segurança da Tecnologia da Informação para melhorar os serviços de saúde.

Para tanto, a organização oferece diferentes níveis de certificações, de acordo com a evolução tecnológica de cada hospital. São eles:

  • Nível 0: sem um sistema operacional, softwares e outras ferramentas;
  • Nível 1: sistemas informatizados em áreas específicas, radiologia, farmácia e laboratório;
  • Nível 2: aplicação de um sistema de gestão que facilita a integração e a interoperabilidade entre os setores;
  • Nível 3: uso de prontuário eletrônico, além de um sistema integrado de gestão;
  • Nível 4: acréscimo da prescrição eletrônica ao nível anterior;
  • Nível 5: adoção de tecnologias digitais para a transmissão de imagens médicas;
  • Nível 6: integração interna total entre os sistemas do hospital.
  • Nível 7: comunicação do hospital com sistemas internos, como de fornecedores e laboratórios, e a adoção de tecnologias paperless.

Por que essa certificação é tão importante?

Como você pode perceber, a certificação HIMSS se refere ao nível de informatização de um hospital. Essa modernização tecnológica confere mais agilidade, segurança e eficiência operacional, otimizando custos e reduzindo erros nos processos internos e externos.

Essas mudanças conferem um maior entendimento sobre o perfil dos pacientes, otimizando o uso de dados na tomada de decisões. Os processos se tornam menos burocráticos, contribuindo para uma melhor experiência dos pacientes e um fluxo de trabalho mais inteligente.

Assim, obter a certificação é um reconhecimento das melhorias implementadas no hospital no sentido de conferir mais qualidade aos serviços hospitalares. É uma maneira das instituições se prepararem e conseguirem monitorar a sua evolução tecnológica.

Como o hospital pode conseguir a certificação HIMSS?

É preciso que o hospital faça adaptações para obter a certificação HIMSS. Confira nossas dicas a seguir.

Faça um planejamento

O primeiro passo é planejar todas as ações, colocando metas e objetivos para a implantação em cada nível. Esse processo pode ser demorado, sendo necessário entender quais são os potenciais e os problemas que podem surgir ao longo do caminho.

Conheça os requisitos

Ao solicitar a inscrição no processo da certificação, é importante estudar todos os requisitos para não realizar nenhuma mudança desnecessária. O ideal é seguir as exigências à risca para a obtenção da certificação de maneira tranquila.

Otimize os investimentos

Entender os requisitos é fundamental para realizar os investimentos certos. Saber onde e quando investir é importante para saber quais tecnologias devem ser utilizadas, de modo a tornar o processo de informatização mais ágil e prático.

Adote sistemas de gestão

Os sistemas de gestão são tecnologias essenciais para o processo de informatização, pois permitem a comunicação rápida dentro dos setores e entre eles. Assim, é necessário buscar softwares adequados às funções, otimizando o fluxo de trabalho no hospital. Todas as informações dos pacientes podem ser encontradas em um mesmo ambiente, aumentando a segurança e facilitando a rotina na instituição.

Integre os sistemas

Muitas vezes, os hospitais adotam um sistema para cada setor, o que dificulta a troca de informações entre eles. Por isso, um dos níveis mais altos da certificação se refere à integração dos sistemas, o que facilita a troca de informações dentro do hospital.

Invista em tecnologia paperless

No último nível da certificação HIMSS, está prevista a comunicação com sistemas externos e a adoção de tecnologias paperless. Esses recursos permitem a rápida troca de informações em meios digitais, sem a necessidade de impressões ou envio de documentos impressos.

Portanto, a certificação HIMSS representa um grande avanço para os hospitais, pois se referem à sua modernização tecnológica. Em pouco tempo, é possível perceber um aumento na qualidade dos serviços, trazendo mais segurança e credibilidade na prestação dos serviços de saúde.

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre a certificação HIMSS? Quer conferir mais informações sobre gestão hospitalar? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma dica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário