Afinal, é mais vantajoso comprar ou alugar equipamentos médicos?

Afinal, é mais vantajoso comprar ou alugar equipamentos médicos
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Para se manter competitivo e oferecer um serviço de qualidade, um hospital, uma clínica ou um laboratório não pode abrir mão das tecnologias mais recentes de seu segmento. Contudo, nem sempre é possível adquirir os aparelhos devido ao alto custo. Nessa hora, surge uma questão: é melhor comprar ou alugar equipamentos médicos?

Se você também tem essa dúvida, veio ao lugar certo. Continue a leitura e descubra para quais situações a compra e a locação de equipamentos são mais indicadas!

Quando é mais indicado comprar equipamentos médicos?

Para saber se a aquisição de um equipamento é a melhor opção, observe os fatores abaixo.

Equipe qualificada

Ao adquirir o equipamento, é necessário que você tenha uma equipe treinada que saiba como funciona o aparelho e que solucione pequenos problemas. Desse modo, o gestor não fica dependente de uma empresa de manutenção e também não corre o risco de ficar com o item parado, paralisando as suas atividades.

É uma boa opção para hospitais que já contam com uma equipe própria responsável pelos serviços de manutenção dos equipamentos.

Marca conhecida

Não é só o uso constante do aparelho que deve definir sua escolha — a reputação da marca também tem um peso importante na decisão. Ao adquirir um equipamento de um fabricante de renome, você fica mais tranquilo, pois conta com a garantia e sabe que a chance de falhas é reduzida.

Quando é mais indicado alugar equipamentos médicos?

Comprar ou alugar equipamentos médicos? Veja, a seguir, quando a locação é a melhor saída.

Diferentes necessidades de uso

Se você vai precisar de determinado aparelho por um período curto, não há razão para comprá-lo. Com a locação, o custo é baixo, e você pode devolver a máquina assim que não precisar mais dela na sua clínica.

Powered by Rock Convert

Por outro lado, a locação também é recomendada se o equipamento médico é usado por um longo período, ou seja, faz parte da rotina diária dos atendimentos. Isso porque são tecnologias que exigem um alto investimento e, assim, o hospital tem a possibilidade de usar seus gastos para um ativo para a instituição e não para um passivo, como a aquisição de equipamento, direcionando o capital para algo que vai trazer receita.

É que a despesa com a locação fica diluída no fluxo de caixa, visto que o valor pago por mês é baixo, evitando que a empresa tenha problemas na gestão financeira. Assim, clínicas e hospitais podem contar com uma tecnologia de ponta sem a necessidade de fazer um alto investimento.

Facilidade para o gestor

A vantagem de alugar é que a gestão dos equipamentos médicos é responsabilidade de quem faz a locação. Dessa maneira, o gestor não tem que se preocupar ou ter gastos extras com manutenção, reposição de peças ou atualização do aparelho.

Com isso, não fica com o equipamento parado em caso de algum problema, pois a empresa contratada faz a troca de maneira ágil.

Quais os diferenciais da DIMAVE nos serviços de locação?

A DIMAVE é referência no segmento de locação de equipamentos médicos, possibilitando que consultórios, clínicas, hospitais e laboratórios possam trabalhar com mais tecnologia sem que isso seja um peso no orçamento.

A empresa trabalha com itens de renome no ramo e tem uma equipe especializada na manutenção desses produtos.

Ficou mais fácil decidir entre comprar ou alugar equipamentos médicos? Como mostramos, é necessário avaliar uma série de fatores, como o tempo de uso e os custos com a aquisição e a manutenção.

Precisa fazer a locação de equipamentos médicos? Entre em contato com a DIMAVE e descubra os diferenciais desse serviço!

Você também pode gostar

Deixe um comentário