Comprar ou alugar equipamentos médicos? Veja as diferenças!

Afinal, é mais vantajoso comprar ou alugar equipamentos médicos

Índice

Para se manter competitivo e oferecer um serviço de qualidade, um hospital, uma clínica ou um laboratório não pode abrir mão das tecnologias mais recentes de seu segmento, ou seja, os melhores equipamentos médicos.

Contudo, nem sempre é possível adquirir os aparelhos devido ao alto custo. Nessa hora, surge uma questão: é melhor comprar ou alugar equipamentos médicos?

Se você também tem essa dúvida, veio ao lugar certo. Continue a leitura e descubra para quais situações a compra e a locação de equipamentos são mais indicadas!

Quando é mais indicado comprar equipamentos médicos?

Para saber se a aquisição de um equipamento é a melhor opção, observe os fatores abaixo.

Equipe qualificada

Ao adquirir o equipamento médicos, é necessário que você tenha uma equipe treinada que saiba como funciona o aparelho e que solucione pequenos problemas. Desse modo, o gestor não fica dependente de uma empresa de manutenção e também não corre o risco de ficar com o item parado, paralisando as suas atividades.

É uma boa opção para hospitais que já contam com uma equipe própria responsável pelos serviços de manutenção dos equipamentos médicos.

Marca conhecida

Não é só o uso constante do aparelho que deve definir sua escolha — a reputação da marca também tem um peso importante na decisão. Ao adquirir um equipamento de um fabricante de renome, você fica mais tranquilo, pois conta com a garantia e sabe que a chance de falhas é reduzida.

Quando é mais indicado alugar equipamentos médicos?

Comprar ou alugar equipamentos médicos? Veja, a seguir, quando a locação é a melhor saída.

Diferentes necessidades de uso

Se você vai precisar de determinado aparelho por um período curto, não há razão para comprá-lo. Com a locação, o custo é baixo, e você pode devolver a máquina assim que não precisar mais dela na sua clínica.

Por outro lado, a locação também é recomendada se o equipamento médico é usado por um longo período, ou seja, faz parte da rotina diária dos atendimentos. Isso porque são tecnologias que exigem um alto investimento e, assim, o hospital tem a possibilidade de usar seus gastos para um ativo para a instituição e não para um passivo, como a aquisição de equipamento, direcionando o capital para algo que vai trazer receita.

É que a despesa com a locação fica diluída no fluxo de caixa, visto que o valor pago por mês é baixo, evitando que a empresa tenha problemas na gestão financeira. Assim, clínicas e hospitais podem contar com uma tecnologia de ponta sem a necessidade de fazer um alto investimento.

Facilidade para o gestor

A vantagem de alugar é que a gestão dos equipamentos médicos é responsabilidade de quem faz a locação. Dessa maneira, o gestor não tem que se preocupar ou ter gastos extras com manutenção, reposição de peças ou atualização do aparelho.

Com isso, não fica com o equipamento parado em caso de algum problema, pois a empresa contratada faz a troca de maneira ágil.

Quais os diferenciais da DIMAVE nos serviços de locação?

A DIMAVE é referência no segmento de locação de equipamentos médicos, possibilitando que consultórios, clínicas, hospitais e laboratórios possam trabalhar com mais tecnologia sem que isso seja um peso no orçamento.

A empresa trabalha com itens de renome no ramo e tem uma equipe especializada na manutenção desses produtos.

Ficou mais fácil decidir entre comprar ou alugar equipamentos médicos? Como mostramos, é necessário avaliar uma série de fatores, como o tempo de uso e os custos com a aquisição e a manutenção.

Precisa fazer a locação de equipamentos médicos? Entre em contato com a DIMAVE e descubra os diferenciais desse serviço!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?