Entenda a importância do reanimador manual!

Entenda a importância do reanimador manual!

Índice

Em algumas situações de emergência, como afogamentos e parada cardíaca, é muito importante contar com equipamentos adequados que auxiliam na sobrevivência da vítima. Com a ferramenta ideal e profissionais capacitados para prestar socorro, é possível salvar a vida de alguém em poucos minutos.

Um desses recursos é o reanimador manual, que tem um papel fundamental durante a assistência. Ele é importante para manter o paciente estável até a chegada do socorro, fornecendo a ventilação necessária no momento e auxiliando na respiração.

Se você quer entender a importância do reanimador manual e quais são as principais características dessa ferramenta, continue a leitura do post e acompanhe!

O que é um reanimador manual?

De maneira simples, o reanimador manual substitui o famoso método boca a boca, isto é, consiste no mesmo objetivo, mas é automatizado.

Ele utiliza a mesma técnica, que é fornecer a ventilação suficiente para que o paciente tenha um atendimento rápido e eficiente, o que pode preservar a vida dele até que seja realizada uma assistência hospitalar com recursos mais avançados.

Como comentado, esse equipamento é usado em alguns casos, tais como:

  • afogamentos;
  • parada cardíaca;
  • infarto;
  • apneia.

Essas são algumas situações comuns em que o reanimador manual tem grande importância, pois sabemos que são problemas em que o uso do tempo influencia na saúde e na recuperação da vítima. Dessa maneira, em qualquer transtorno que resulte em uma parada cardiorrespiratória, há a possibilidade de utilizar o item.

Assim, o reanimador manual tem como principal função oferecer ventilação por meio da pressão positiva e garantir o salvamento em um suporte inicial. Pode servir como um complemento de massagens cardíacas, sendo que os dois procedimentos ajudam na ventilação.

Quanto às características técnicas, ele é composto por uma válvula unidirecional bico de pato, reservatório, válvula para o reservatório e, também, por uma máscara facial. Todos esses itens são indispensáveis durante o atendimento e precisam ser usados de forma adequada para ter um bom resultado. Do contrário, todo o esforço pode tornar-se em vão e, por fim, prejudicar a saúde da vítima.

Em relação às máscaras, elas estão disponíveis em tamanhos variados, como adultos, adolescentes e a versão infantil.

Qual a sua importância?

Além disso, ele apresenta algumas vantagens quando comparado à técnica boca a boca. Logo, um dos principais aspectos é justamente o contato físico direto, que é eliminado com o uso desse equipamento. Isso, por sua vez, minimiza os riscos de infecção ou de qualquer outro problema que venha a ser causado pelo método de reanimação.

O método boca a boca, por exemplo, ainda que seja eficiente, pode ocasionar doenças por causa de secreções ou, até mesmo, de sangue.

Outros fatores são o aumento da capacidade de oxigênio no reanimador manual e, também, a facilidade de uso.

Há praticidade durante a utilização, já que é possível ajustar a cinta elástica, por exemplo, de acordo com a vítima que está sendo atendida, o que aumenta as chances de sucesso da reanimação.

A válvula unidirecional do reanimador manual também é outro fator positivo, pois ela garante que o ar seja direcionado diretamente para o pulmão da pessoa. Isso auxilia para que o ar não retorne, ou seja, seja desperdiçado e, consequentemente, não resulte no efeito esperado com o processo de ventilação.

Ele é recomendado para alguns locais, como UTI, salas de emergência, ambulâncias, Corpo de Bombeiros e assim por diante.

Dessa forma, fica claro que ele é uma ferramenta essencial para situações emergenciais, sendo necessário, principalmente, para profissionais que atuam nessa área, como médicos e socorristas.

Quais são os tipos de reanimador manual disponíveis?

Para você fazer uma boa aquisição ao escolher um reanimador manual, é preciso entender quais são as possíveis opções no mercado e quais são as diferenças entre cada uma delas. Com isso, fica mais fácil compreender que funcionalidades são oferecidas e qual utilizar em cada situação.

Não há diferenças expressivas entre os reanimadores manuais, sendo que os modelos podem ser divididos considerando o estágio em que o paciente se encontra. Assim, quanto aos tipos, temos:

  • neonatais;
  • pediátricos;
  • adultos.

Observamos que é importante que o reanimador seja adaptado para a idade da vítima, com o objetivo de ter o melhor resultado possível. Levando em conta esses pontos abordados acima, o equipamento conta com apenas algumas variações relativas a tamanho, por exemplo.

Contudo, também existem diferenças associadas aos materiais. Uma delas é a opção em silicone autoclavável, que oferece mais praticidade ao fazer a limpeza e a higienização do item. Há também a alternativa de investir em um modelo de vinil, que também é bastante comercializado.

O que é o reanimador manual do tipo ambú?

O reanimador manual do tipo ambú é bastante conhecido, e muitos podem associá-lo com o próprio equipamento. Sendo assim, essa é uma dúvida recorrente entre aqueles que usam o recurso. No entanto, o nome se refere a uma marca que se tornou referência no setor hospitalar, como tantas outras que também são relacionadas de maneira recorrente com o produto que comercializam.

Portanto, é comum que profissionais da área utilizem o termo para identificar o item de reanimação e que as pessoas façam essa associação, mesmo que ambú e reanimador manual, na prática, tenham a mesma função.

O reanimador manual é um importante item de primeiros socorros e, por isso, é tão necessário para médicos e socorristas que fazem esses atendimentos. Afinal, em caso de emergência, ter os equipamentos adequados em mãos pode salvar vidas. Assim, esse recurso também apresenta vantagens se compararmos ao método boca a boca, pois ele é automatizado, mais eficiente e, ainda, reduz significativamente os riscos de infecções. Além disso, há mais de um tipo desse equipamento disponível no mercado. Sendo assim, é importante que você verifique os prós e contras de cada um deles e analise qual é o mais recomendado para o seu caso.

O reanimador manual “tipo ambú” fornecido pela DIMAVE reúne determinados aspectos, como funcionalidade, segurança e eficiência, que são fundamentais para um bom atendimento!

O que você achou da leitura? Assine também a nossa newsletter para não perder nenhuma atualização. Fazendo isso, você receberá todas as novidades direto em sua caixa de entrada!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?