Dicas para escolher os equipamentos de ultrassom da sua clínica

Dicas para escolher os equipamentos de ultrassom da sua clínica
6 minutos para ler

A introdução da tecnologia na área da saúde proporcionou um grande avanço, principalmente no setor da medicina diagnóstica. Nesse cenário, os equipamentos de ultrassom se tornaram um investimento praticamente obrigatório em hospitais, clínicas e centros de imagem.

A aquisição de máquinas modernas e de qualidade é essencial para trazerem resultados precisos e com exatidão. Porém, para isso, os gestores devem ter cuidado na escolha da máquina ideal. Afinal, existem vários modelos disponíveis no mercado.

Pensando nisso, este post vai apresentar mais detalhes sobre os aparelhos de ultrassom essenciais para as clínicas. Também vamos dar algumas dicas sobre os elementos que devem ser avaliados na hora de escolher os equipamentos mais apropriados, conforme a necessidade dos seus pacientes. Boa leitura!

O que é um ultrassom?

A ultrassonografia é um exame diagnóstico de natureza preliminar que traz exatidão e eficácia, uma vez que auxilia a identificação de diversos tipos de doenças, além de acompanhar o desempenho e a evolução do tratamento prescrito pelos médicos.

Quando se trata de exames de imagens, o ultrassom ganha destaque. Afinal, é um aparelho que proporciona um diagnóstico acertado por imagem e com grande precisão. Sendo assim, fica mais fácil identificar a existência de algum problema de saúde sem que a pessoa examinada tenha que se submeter a algum tipo invasivo de procedimento.

Como o ultrassom ajuda os médicos?

O ultrassom é um operador dependente. Isso significa que há a necessidade de que um médico ou outro especialista manuseie o equipamento, ou seja, ele vai passando o aparelho sobre a superfície do corpo do paciente, nas regiões que devem ser avaliadas, de modo a identificar a presença de alguma disfunção. Geralmente, o método de avaliação se dá por medições e comparações entre as demais partes que são submetidas ao exame.

Assim, caso surja a suspeita de alguma doença, como câncer, poderá ser solicitada uma biópsia e a indicação de uma intervenção mais invasiva — cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, por exemplo. O exame de ultrassom também é recomendado para verificar se ocorreu a evolução no tratamento.

Sendo assim, os equipamentos de ultrassom ajudam e muito o trabalho de médicos e demais profissionais que atuam na área da saúde. Outro exemplo que vale a pena mencionar é o trabalho dos anestesistas, que fazem o uso desse aparelho para inserir a agulha na região exata e aplicar a anestesia, de modo a obter o máximo dos efeitos anestésicos, trazendo mais segurança e reduzindo o risco de erros.

Como escolher os equipamentos de ultrassom?

Os médicos que pretendem abrir uma clínica e têm o desejo de adquirir um aparelho de ultrassonografia devem estar atentos a alguns detalhes para trazer mais qualidade aos atendimentos e potencializar os diagnósticos.

Confira, a seguir, alguns aspectos que devem ser avaliados e que fazem toda a diferença no momento da compra.

1. Defina o orçamento

A aquisição de um aparelho de ultrassom é um investimento alto, em decorrência da alta tecnologia necessária para a sua fabricação. O valor pode variar de R$ 3 mil a R$ 20 mil reais, conforme as funções de cada modelo.

Nesse sentido, é importante definir o quanto de orçamento será destinado para a compra desse equipamento. A partir daí, você poderá começar a escolher os modelos compatíveis com a faixa de valores que você tem disponível.

Não se deixe levar apenas pelo preço do aparelho em si, mas também analise um elemento muito importante, que é o custo-benefício. Às vezes, o barato pode sair caro. Portanto, tente sempre observar as vantagens e a qualidade do equipamento.

2. Busque uma empresa fornecedora que seja referência no mercado

Tenha o cuidado de adquirir o ultrassom fabricado por uma marca confiável. A empresa fabricante deve ter uma boa reputação no mercado por lançar equipamentos de qualidade. Pesquise sobre o índice de satisfação e fidelização dos consumidores — se existem muitas reclamações sobre o prazo de entrega ou defeitos. Veja se ela oferece um bom suporte para os clientes, em caso de falhas e necessidade de manutenção.

3. Atente-se às especificações técnicas

Avalie as especificações técnicas do ultrassom que foram mencionadas pelo fabricante. Verifique se as características do equipamento condizem com as suas necessidades e são as mais apropriadas para a sua linha de atuação médica, como Doppler colorido, sistema DICOM ou digital, método de saída da energia etc.

4. Observe as Certificações

O ultrassom é um aparelho elétrico que precisa de Certificação ISSO OU do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Esse modelo de garantia atesta que a fabricação seguiu os requisitos mínimos para a obtenção de um produto de qualidade e seguro, além de significar maior durabilidade, segurança e eficiência.

5. Avalie a necessidade de aparelhos fixos ou portáteis

Existem várias modalidades de equipamentos de ultrassom, como os fixos e portáteis. Saber a utilidade e as características de cada um vai facilitar a escolha. Conheça mais detalhes, a seguir.

Portátil

É um modelo versátil e costuma ser usado em vários ambientes para atender os pacientes. Ele tem a forma de um laptop com uma bateria, o que traz mais praticidade para o seu transporte e facilita o uso em clínicas, leitos e centros cirúrgicos. Esse aparelho pode ser utilizado em diversos setores da medicina, como: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, vascular etc.

Fixo

O ultrassom fixo é indicado para apenas um local, não sendo tão fácil de ser transportado para outros ambientes. É um modelo maior e que não apresenta uma bateria, na verdade ele funciona por meio de um nobreak para a ligação na rede elétrica.

O investimento em equipamentos de ultrassom para a sua clínica ou hospital vai modernizar o negócio e trazer mais qualidade e eficiência para o diagnóstico de imagem. No entanto, esse procedimento requer a observação de vários aspectos. É importante atento aos detalhes de cada modelo antes de fazer a escolha final, considerando a sua linha de atuação e as necessidades de atendimento. Portanto, pesquise bastante antes de tomar uma decisão para não se arrepender ou sofrer prejuízos

Deseja investir em equipamentos hospitalares? Então, a DIMAVE é a solução! Nós trabalhamos com várias linhas de equipamentos que são referência mundial em aparelhos robustos e eficientes, como monitores multiparâmetros ou monitor vital, desfibriladores e cardioversores. Clique no link e confira mais detalhes sobre as nossas soluções tecnológicas para a saúde!

Você também pode gostar

Deixe um comentário