Saiba como fidelizar seu cliente no pós-venda com estas principais ações

Saiba como fidelizar seu cliente no pós-venda com estas principais ações
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O momento da venda não deve encerrar o contato entre quem compra e quem vende. Na verdade, vale a pena buscar maneiras de fidelizar seu cliente no pós-venda. Com a estruturação correta, essa etapa se torna essencial para o sucesso e para a diferenciação de mercado.

Com a retenção de clientes, é possível obter uma base fiel de clientes, ter maior previsibilidade sobre os ganhos e até diminuir os custos. Afinal, sai mais barato convencer uma pessoa que já tem algum contato com o seu negócio.

Nesse sentido, trouxemos informações completas sobre fidelizar seu cliente no pós-vendas e a importância dessa decisão. Confira!

Como é a jornada de venda?

O processo de venda só acontece de maneira direta no caso das compras por impulso. Em outras situações — especialmente, nas vendas complexas —, há etapas intermediárias para que a pessoa faça a melhor escolha.

Tudo começa com uma identificação ou um reconhecimento de que existe um problema a ser resolvido. É o caso do setor de compras de um hospital que nota que a manutenção tem custado caro. Em determinado momento, é possível passar a notar que se trata de algo que não deveria acontecer.

Em seguida, há um aprofundamento nos conhecimentos, para entender melhor a questão. Nesse exemplo, significa identificar que a dificuldade pode estar na qualidade inadequada dos produtos.

Isso leva à terceira etapa, em que passa a haver uma consideração aprofundada sobre qual é a decisão certa. É o que ocorre quando o cliente começa a procurar as melhores alternativas para atender às suas necessidades, por exemplo.

A decisão envolve a definição da compra, com assinatura de contrato e tudo. Quando o setor fecha a aquisição de um equipamento, por exemplo, significa que está nessa fase. Só que ela não precisa ser o ponto final.

O pós-venda acontece depois e compreende uma espécie de acompanhamento ou de complemento das etapas anteriores. Assim, permite manter o contato entre empresa e cliente, o que leva à retenção.

Quais são os serviços oferecidos no pós-venda?

Para fidelizar os clientes, é normal que o pós-venda inclua algumas atividades essenciais. Elas ampliam a qualidade e a conveniência do que é oferecido e, principalmente, ajudam a solucionar dificuldades diversas. Na maioria das vezes, o pós-venda tem o objetivo de maximizar a experiência e a satisfação do cliente, então, isso deve ser considerado.

A seguir, apresentamos quais são alguns serviços que podem ser executados nesse momento do relacionamento de compra!

Treinamento

O treinamento do pós-venda não costuma ser técnico e, sim, operacional. Ou seja, a intenção é mostrar como os recursos funcionam e como podem ser acionados e configurados corretamente. Assim, é possível garantir que o cliente possa utilizar os elementos da melhor maneira.

É o caso de uma empresa que vende equipamentos médicos. Ela não ensinará como os componentes devem ser usados nos pacientes. No entanto, o treinamento ajuda os clientes a saberem como devem acionar ou desligar as funções dos componentes e como eles são configurados.

Powered by Rock Convert

Manutenção

Outra forma de fidelizar seu cliente no pós-venda é por meio da manutenção. Essa é uma abordagem especialmente importante, já que auxilia a garantir que os componentes funcionarão de maneira otimizada.

A manutenção pode ser preventiva ou corretiva, de acordo com as necessidades. O grande diferencial é que ela é executada por profissionais altamente qualificados, o que ajuda a manter a qualidade e a melhorar a experiência de quem compra.

Suporte técnico

O suporte técnico é outro serviço fundamental para a área de pós-vendas. Ele é o responsável por abrir (e manter aberto) um canal de contato entre quem compra e a empresa que vende.

Graças a essa alternativa, o cliente consegue falar com a marca caso tenha uma dúvida ou qualquer tipo de problema. Assim, é possível garantir que todas as necessidades serão atendidas conforme surgirem.

Por que escolher um fornecedor com essa característica?

Antes mesmo de pensar em como fidelizar seu cliente no pós-venda, é essencial entender por que a sua escolha de fornecedores deve ser baseada nessa qualidade. Basicamente, é uma forma de obter as melhores qualidades para incorporar em seu negócio.

Pense na compra de equipamentos médicos de alta qualidade. A escolha dos itens adequados e com um bom custo-benefício é importante, mas pode ser otimizada de modo estruturado.

Graças ao pós-venda, você terá acesso a serviços que complementam a compra e que garantem máxima qualidade. Isso é indispensável para ter o melhor aproveitamento em termos de pedido e de aplicação na estrutura da empresa.

Também é um jeito de resolver problemas com mais facilidade e de maximizar o retorno sobre o investimento. Então, há como obter ainda mais, a partir da mesma compra.

Como fidelizar seu cliente no pós-venda na área de saúde?

Essa estratégia de retenção não fica restrita ao setor de varejo. Na verdade, é possível aplicá-la em outras situações, como na área da saúde. Nesse caso, pensar em fidelizar seu cliente no pós-venda inclui focar o paciente.

A manutenção de um contato fortalecido é o grande diferencial para essa atividade. Basicamente, a ideia é se manter próximo do paciente, graças aos meios de contato informados na primeira consulta, por exemplo.

É possível pedir uma avaliação para o paciente, para entender seu nível de satisfação e trabalhar o que for preciso. Também é o caso de ter atenção com questões referentes às consultas de retorno e às novas marcações. Investir na abordagem personalizada é especialmente necessário para explorar todos os pontos positivos.

Esse cuidado ainda é realizado nos bastidores. A aquisição de equipamentos médicos de qualidade, seguros e precisos oferece a melhor experiência. Desse modo, é mais fácil manter o relacionamento com o público de interesse.

Fidelizar seu cliente no pós-venda é uma estratégia fundamental para o sucesso e que pode ser aplicada, até mesmo, na área de saúde. Para garantir que as pessoas terão as melhores impressões, escolha a DIMAVE como sua fornecedora de equipamentos médicos de qualidade. Com um amplo mix de produtos e muita experiência, a empresa está pronta para atender às suas necessidades.

Agora, se quiser acompanhar outras dicas e as novidades, assine nossa newsletter e esteja sempre por dentro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário