Por que fazer o gerenciamento de manutenção de clínica?

Por que fazer o gerenciamento de manutenção de clínica
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Pra garantir que todos os pacientes sejam atendidos de maneira eficiente é preciso que a equipe gestora tenha um conhecimento amplo de todas as carências da clínica. Isso envolve estar por dentro de vários pontos que precisam ser constantemente monitorados, com o objetivo de promover melhorias sempre que necessário.

Nesse sentido, fazer o gerenciamento de manutenção de clínica é importante para potencializar o serviço prestado e melhorar a imagem do local perante o público.

Pensando nessa realidade, selecionamos alguns fatores que demonstram a importância dessa ação e quais são os métodos utilizados para controlá-la. Acompanhe a leitura!

O que é gerenciamento de manutenção?

Quando a clínica realiza o gerenciamento de manutenção, o acompanhamento é constante, com a realização de análises e avaliações para entender quais são os equipamentos que apresentam um maior número de falhas, por exemplo.

Assim, a equipe verifica aqueles indicadores que conseguem direcionar para uma decisão mais acertada, o que é benéfico para todos os envolvidos.

Quais são os métodos que garantem um bom gerenciamento de manutenção?

Como comentamos, alguns indicadores e recursos ajudam a visualizar quais pontos precisam de uma solução com urgência.

Uma dessas ferramentas é o método de curva ABC, que analisa qual é o grau de importância de determinado item para a empresa. Aplicando para o ambiente médico, ele colabora para que o gestor visualize quais são os equipamentos mais usados ou que ocasionariam uma interrupção no serviço, se não fosse utilizado.

Nesse caso, é possível analisar o nível de criticidade, ou seja, entender quais itens mais impactam na rotina. Além disso, há o TMEF (tempo médio entre falhas) e o TMPR (tempo médio para reparos), sendo que ambos são usados para identificar a eficiência e o desempenho dos equipamentos.

Um exemplo: se o gestor observa que determinado item apresenta falhas de forma constante, em um curto período de tempo entre elas, é importante considerar se o produto ainda está sendo útil para a clínica.

Fazendo esse monitoramento fica muito mais fácil compreender como funciona cada equipamento e quais são os ajustes necessários para otimizar os processos.

Powered by Rock Convert

Qual a importância de fazer o gerenciamento de manutenção na clínica?

Com uma boa gestão de manutenção podemos notar vários benefícios para a clínica. Conheça quais são algumas das principais vantagens!

Controle da equipe gestora

O gestor tem uma visão mais completa sobre o funcionamento da clínica quando acompanha o desempenho dos equipamentos. Essas análises promovem uma rotina de trabalho mais eficiente e segura, tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Portanto, é essencial estabelecer indicadores e cronogramas para evitar acidentes ou que algum procedimento seja prejudicado por causa de um item que não executou sua função conforme o esperado.

Qualidade no atendimento

O público deseja ser bem atendido em todas as etapas enquanto está na clínica. No entanto, se a manutenção dos equipamentos não está sendo feita adequadamente, o paciente pode ter uma imagem negativa da clínica.

Por isso, é preciso ficar atento se todos os itens estão funcionando corretamente. Dessa forma, você transmite confiança e comprometimento para seus pacientes.

Gestão de custos

Outro benefício é a gestão de custos da clínica, que será mais previsível. Com isso, é possível se preparar financeiramente e planejar o orçamento para as manutenções.

Com esse controle, a administração não será prejudicada e os gastos serão mais conscientes, já que os gestores visualizam quando ocorrerão os próximos investimentos.

O gerenciamento de manutenção de clínica traz várias vantagens para pacientes, colaboradores e gestores. Ele proporciona uma visão mais ampla de todos os gastos, indicadores e diversos outros fatores que contribuem para a segurança e eficiência do local.

Esperamos que as informações deste post tenham ajudado você a entender o impacto positivo que um bom gerenciamento de manutenção de clínica proporciona.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e siga-nos também nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, YouTube, Facebook, Twitter e Instagram!

Você também pode gostar

Deixe um comentário