,

Gestão de Equipamentos Médicos

Gestão de Equipamentos Médicos_1

Índice

As tecnologias de saúde são essenciais para um sistema funcional e os dispositivos médicos, em particular, são cruciais na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e enfermidades, bem como na reabilitação do paciente.

A gestão de equipamentos médicos é um assunto relevante para a segurança e os custos nas operações hospitalares modernas. Além disso, a utilização de um sistema de informação eficiente promove de forma efetiva o desempenho gerencial.

Esse controle assumiu um novo nível de complexidade nos últimos anos, em parte devido ao aumento da sofisticação e especialização dos equipamentos, integração com redes eletrônicas, dependência de terceirização para manutenção e reparo especializados e requisitos cada vez maiores de conformidade, segurança, confiabilidade e precisão. Neste post, abordaremos as principais informações sobre gestão de equipamentos médicos. Confira!

Gestão de equipamentos médicos

A manutenção é um tema essencial no gerenciamento do ciclo de vida dos equipamentos usados em hospitais e clínicas. A gestão de equipamentos médicos é formada por duas tarefas básicas: a manutenção programada e manutenção corretiva. Ambas são necessárias para o gerenciamento de todo o conjunto de equipamentos médicos de um hospital. A manutenção programada é realizada para diminuir ou evitar as falhas ou o baixo desempenho dos equipamentos e a manutenção corretiva é a reparação da falha ou do desempenho do equipamento.

O crescente oferecimento de novas abordagens tecnológicas e a exigência de aplicar recursos em ativos mais aprimorados acaba por gerar uma implicação financeira nas instituições de saúde. Uma vez que, quanto mais moderno é um equipamento, mais caro ele custa. É ai que entra a relevância de uma gestão de equipamentos médicos eficiente e voltada à conformidade com as normas e regulamentações, tal como a RDC nº 2 da Anvisa que é uma resolução, exclusivamente, sobre o gerenciamento de tecnologias em saúde.

O planejamento de um programa de manutenção é parte de um esforço mais vasto para determinar um amplo gerenciamento dos equipamentos médicos. Esse processo inclui uma revisão dos fatores críticos que demandará um programa que seja apropriado e econômico para cada situação. Existem três fatores críticos no planejamento de um programa de manutenção:

  • inventário: os tipos e números de dispositivos médicos a serem rastreados pelo hospital e aqueles que estão especificamente incluídos no programa de manutenção;
  • metodologia: identificação do método pelo qual será fornecida a manutenção dos itens incluídos no programa;
  • recursos: os recursos financeiros, físicos e humanos disponíveis para o programa.

Planejamento da gestão

Uma vez estabelecido, é essencial administrar o programa de gestão de equipamentos médicos de maneira eficaz e econômica. Esse planejamento tem vários aspectos que normalmente são tratados simultaneamente.

Para reduzir os riscos de segurança e responsabilidade associado aos equipamentos médicos, as organizações de saúde devem ter programas eficazes para gerenciar seus equipamentos que são usados no atendimento aos pacientes.

O desenvolvimento desse programa de gerenciamento de equipamentos considera a inclusão de um inventário, gestão e documentação; avaliação dos equipamentos, testes, manutenção e uso, bem como educação e treinamento.

Gestão de Inventário e Documentação

A primeira etapa para projetar este programa de gerenciamento de equipamentos médicos é documentar quais os equipamentos que existem na organização. E deverá:

  • manter um inventário de todos os equipamentos médicos, sejam eles, alugados ou próprios e se estão sendo mantidos de acordo com as recomendações do fabricante ou a um programa de manutenção;
  • incluir como parte do inventário um registro de atividades de manutenção;
  • documentar as seguintes informações para todos os equipamentos incluídos neste inventário: número de identificação exclusivo; fabricante do equipamento; número do modelo e número de série; descrição do equipamento; localização do equipamento; identidade do departamento considerado “próprio” do equipamento.

Aquisição de equipamentos médicos de qualidade

O equipamento hospitalar é o aspecto central e mais importante dos estabelecimentos médicos. Todos os diagnósticos e tratamentos médicos são realizados por meio de tais equipamentos, sem os quais os hospitais serão incapazes de atender às necessidades médicas das pessoas. Portanto, as unidades de saúde devem seguir um plano cuidadosamente planejado e executado para adquirir o melhor equipamento possível para um atendimento eficiente ao paciente. Para a realização da compra de forma eficaz, existem algumas dicas que as instituições de saúde devem seguir:

  • infraestrutura: antes de comprar qualquer equipamento, deve-se garantir que todos os cômodos do centro médico sejam adequadamente planejados para maximizar a satisfação do paciente durante os tratamentos e a atuação do médico durante a realização dos procedimentos;
  • fornecedor: selecionar o provedor dos equipamentos médicos é uma das tarefas mais importantes para os estabelecimentos de saúde quando se trata de comprar ou alugar equipamentos hospitalares. As instituições devem realizar pesquisas de mercado extensas para comparar vários fornecedores, a qualidade de seus produtos, sua localização geográfica e a boa vontade no mercado.

A DIMAVE é uma empresa de equipamentos médico-hospitalares e acessórios que atua há mais de 20 anos no mercado, concedendo as melhores soluções e reforçando as necessidades dos diversos tipos de instituições de saúde. Então, que tal informar-se mais sobre nossas inúmeras oportunidades de soluções para sua instituição!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?