Gestão Hospitalar, saiba a sua importância

Gestão Hospitalar, saiba a sua importância
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A Gestão Hospitalar de qualidade é importante para que o hospital tenha informações acessíveis e rápidas sobre o estoque de medicamentos e insumos, equipamentos médicos e a situação financeira do lugar dentre outras.

Isto é, o sistema de gestão é o que permite que os profissionais responsáveis pela administração do centro médico tenham todas as informações necessárias. Informações de quais medicamentos e insumos precisam de reposição, qual é o estado e a necessidade dos equipamentos médicos.

Sem essas informações, o hospital pode apresentar problemas e transtornos. Como falta de curativos e remédios necessários para os pacientes, equipamentos com defeitos e distribuição inadequada de materiais.

Não é à toa que a maioria das clínicas já investem em softwares responsivos de Gestão Hospitalar, pois, com um sistema automatizado, basta dar alguns cliques e selecionar alguns botões para ter acesso à todas informações sobre equipamentos e estoque de medicamentos.

Quer saber quais são os principais desafios de logística e administração de equipamentos dentro de uma unidade de saúde? Confira nesse artigo todas as informações e dicas sobre o tema! Veja abaixo:

Como manter os equipamentos do hospital sempre em dia?

Para que um hospital opere com qualidade e ofereça excelência no atendimento aos pacientes, é primordial que ele disponha de todos os equipamentos médicos necessários para os tipos de consultas e procedimentos realizados no local.

É essencial que esses equipamentos estejam sempre atualizados e em bom estado. Para que a unidade médica proporcione maior qualidade de vida ao público por ela atendido. Daí vem a importância de uma boa estratégia de Gestão Hospitalar.

Com um bom sistema de gestão, é possível ter todas as informações sobre o estado dos equipamentos utilizados e os instrumentos que podem estar faltando na clínica ou hospital.

Promovendo a organização do ambiente de trabalho, a Gestão Hospitalar é o que permite que o hospital proporcione maior qualidade no atendimento.

Hoje, já existem diversos softwares que auxiliam na organização e no planejamento de uma unidade de saúde. Que proporcionam diversas vantagens, como a otimização das horas de trabalho e o acesso fácil à informação. Esses sistemas têm ajudado as clínicas no sentido de promover a qualidade no atendimento.

Afinal, é essencial que o local tenha estrutura para receber os pacientes e disponha dos equipamentos que fazem toda a diferença na qualidade de vida dessas pessoas.

A Gestão Hospitalar no controle de estoque de medicamentos e insumos

Assim como os equipamentos devem estar de acordo com o que o hospital se propõe a fazer, também é importante que essa unidade de saúde sempre tenha à sua disposição todos os medicamentos e insumos que são utilizados pelos profissionais de saúde no atendimento aos pacientes.

A maioria dos pacientes hoje já dispõem de um plano de saúde e evitam o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) porque muitos hospitais públicos sofrem com a falta de medicamentos e materiais de qualidade.

Portanto, é extremamente importante ter o controle total sobre o estoque de remédios e insumos no hospital, porque a falta desses itens pode provocar uma série de transtornos no local.

Além disso, com um sistema de gestão, é possível verificar como esse estoque está sendo utilizado pelos profissionais e evitar desperdícios. Isto é, a Gestão Hospitalar de qualidade, além de assegurar a excelência no atendimento aos pacientes, é eficiente para a redução de custos e auxilia na tomada de decisões.

O gestor de um hospital é sempre um profissional que precisa lidar com uma série de tarefas importantes para o funcionamento do hospital.

Por isso, trata-se de alguém que precisa ser organizado para que tudo ocorra melhor forma em relação a gestão da clínica.

Afinal, as unidades de saúde têm responsabilidades sérias em relação à saúde de seus pacientes e não podem estar vulneráveis a problemas de falta de estoque de medicamentos e insumos ou remédios vencidos.

A importância da Gestão Hospitalar na qualidade do atendimento de uma clinica

Para que uma clínica funcione de forma adequada e atenda às expectativas de seus pacientes, é preciso que esse local tenha uma ótima estratégia de Gestão Hospitalar para cumprir com todas as normas e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Organização Internacional para Padronização (ISO).

Isto é, um hospital de qualidade precisa se certificar de investir em todos os equipamentos médicos necessários e contar com a quantidade adequada de medicamentos e materiais.

Como a Gestão Hospitalar é responsável por cuidar do administrativo e do financeiro da unidade de saúde, está diretamente ligada à qualidade no atendimento proporcionado pelo hospital.

Quando há problemas no controle e na organização de uma clínica, certamente esse local terá transtornos em relação à excelência no atendimento aos pacientes. Por isso, a figura do gestor é de extrema importância para o centro médico, pois cabe a ele as responsabilidades mais importantes no que se refere à estrutura da clínica.

Conclusão

Como você pôde ver ao longo deste artigo, os desafios de logística e administração de equipamentos e no controle do estoque hospitalar são os mais diversos.

Dessa forma, é essencial que o local conte com uma boa estratégia de gestão e invista em softwares adequados para ter todas essas informações de maneira rápida e simples. Além de impactar diretamente na qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, a Gestão Hospitalar é o que garante que o hospital atenda às exigências e normas da fiscalização.

Ou seja, é essencial investir em métodos de gestão que sejam adequados para o bom funcionamento da unidade de saúde. Organização e planejamento, que são as características fundamentais da Gestão Hospitalar financeira e administrativa, são, também, aspectos que garantem a redução de custos, evita os desperdícios e promove a otimização das horas de trabalho do gestor, que geralmente também é um profissional de saúde com a vida corrida.

Quer reduzir o ativo imobilizado? Saiba mais sobre a locação de equipamentos médicos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário