Outubro Rosa: 6 ideias para conscientizar pacientes

Confira 6 ideias para conscientizar pacientes sobre o Outubro Rosa

Índice

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para 2020 é de 66.280 novos casos de câncer de mama. É um número que merece atenção, por isso é importante que hospitais e clínicas médicas comecem a pensar em como conscientizar os pacientes a respeito da prevenção, com ideias para o Outubro Rosa.

A campanha mundial, realizada durante todo o mês de outubro, é um alerta para a necessidade de fazer o autoexame das mamas e mamografias, a fim de diagnosticar a doença no início. Com isso, as chances de cura aumentam muito.

Quer fazer parte desse movimento? Continue a leitura e confira 6 dicas para colocar em prática!

1. Equipe com roupa rosa

Uma ótima forma de marcar presença no Outubro Rosa é selecionar alguns dias de Outubro para toda sua equipe vestir a cor rosa, que é o símbolo da campanha. Assim, você mostra para o público a importância do movimento e, consequentemente, das medidas de prevenção do câncer de mama.

O interessante dessa dica é que os colaboradores também ficam engajados, compartilhando a campanha em suas redes sociais.

2. Decoração temática

Que tal decorar a recepção da clínica ou do hospital com detalhes em rosa e cartazes que lembram a campanha? Você pode utilizar os laços do movimento no jaleco ou no estetoscópio.

Iluminar a fachada do local de rosa também é uma ideia interessante. São iniciativas que vão chamar a atenção de pacientes e seus acompanhantes para essa causa.

3. Distribuição de material informativo sobre Outubro Rosa

Uma das ideias para o Outubro Rosa é preparar materiais informativos, como panfletos e folders, falando sobre o que é o câncer de mama, seus sintomas, formas de tratamento e, especialmente, medidas de prevenção, como o autoexame das mamas e a realização periódica da mamografia.

O objetivo é sempre alertar sobre como o diagnóstico precoce é fundamental para elevar as chances de cura da doença.

4. Realização de palestras

Convide especialistas sobre a doença para palestrar em sua clínica para os colaboradores e para o público. É um jeito interativo trazer à tona esse assunto, pois permite que as pessoas façam perguntas, tirando as dúvidas em relação ao câncer de mama.

Caso não tenha um espaço para isso, é possível organizar lives e convidar as pessoas a participarem on-line.

5. Ajuda a ONGs que trabalham nessa causa

Existem várias ONGs que atuam em prol de pacientes com câncer de mama, com informação sobre os direitos dessas pessoas, confecção e doação de perucas ou ainda com medicamentos, alimentos ou dinheiro para as famílias.

Então, aproveite o Outubro Rosa para engajar sua equipe e ajudar essas entidades com doações ou ainda com a participação em trabalho voluntário.

6. Campanha nas redes sociais

Por último, não podemos perder de vista o alcance das redes sociais. Por isso, utilize os canais da clínica médica para fazer uma divulgação da campanha Outubro Rosa, trazendo informações sobre a doença, principalmente sobre a prevenção, com textos, imagens e vídeos.

Estabelecimentos e profissionais da área da saúde não podem ficar de fora da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Nesse sentido, é importante conhecer algumas ideias para o Outubro Rosa para pensar antecipadamente na campanha.

Conclusão

Gostou das dicas deste post? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Espalhe essas ideias, compartilhando o post em suas redes sociais para que a campanha ganhe mais adeptos!

Caso tenha alguma dúvida ou precise de mais informações, entre em contato conosco. Nossa equipe está à sua disposição! Somos uma empresa referência de equipamentos médico-hospitalares e acessórios.

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?