4 melhores ações de marketing médico para adotar na clínica

4 melhores ações de marketing médico para adotar na clínica

Índice

O objetivo de todo médico é ser uma referência na área em que atua. Para isso, é necessário ganhar visibilidade, para se destacar no mercado e, assim, chamar a atenção de mais pacientes para as soluções que o seu consultório entrega aumentando consequentemente o seu faturamento faturamento.

Nesse sentido, o marketing médico é considerado como uma ótima prática para potencializar o alcance da clínica ou do profissional, a captação, satisfação e assim, a fidelização de clientes.

Afinal, é necessário, além de realizar um trabalho íntegro e de excelência, ser visto pelo público e ser referenciado como um bom profissional.

Se o que você precisa é ganhar espaço no mercado para impulsionar seus resultados e carreira na área de saúde, entenda nesse post o que é o marketing médico e como a prática pode elevar o seu nível de autoridade utilizando recursos online, acompanhe a leitura!

O que é marketing médico?

O marketing médico consiste em toda ação voltada para a comunicação clara e a entrega de um conteúdo relevante, com o intuito de agregar valor para os pacientes. Essa técnica não se resume apenas às ações de publicidade da clínica com intenção de venda direta.

É necessário entender o público e suas necessidades de acordo com a especialidade do profissional, os problemas dos pacientes que ele resolve, e assim gerar uma estratégia de acordo com seus objetivos utilizando os recursos online e técnicas e ferramentas de marketing.

No contexto geral, o marketing digital atualmente exige algo mais do que esforços diretos de venda para objetivos de reconhecimento e crescimento no longo prazo.

É preciso captar a atenção das pessoas oferecendo informações úteis em forma de conteúdo dos mais variados tipos, e assim, conquistar espaço e uma audiência para, a partir disso, ganhar reconhecimento e consequentemente mais clientes.

Para o marketing médico, seguimos as orientações de referência do marketing digital atual, porém com alguns cuidados essenciais para respeitar questões éticas de divulgação exigidas para a área de saúde.

Como funciona o marketing médico?

Antes de tudo, você precisa saber as regras que tratam sobre a divulgação dos serviços médicos, definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Essa classe profissional deve obedecer a algumas normas no que se refere à divulgação do seu trabalho, a fim de garantir a credibilidade do médico e a segurança dos pacientes.

Cada estratégia apresenta as suas peculiaridades de acordo com os objetivos e soluções que o profissional ou a clínica entregam.

O marketing médico foca o paciente e as suas necessidades e busca soluções, com o objetivo de proporcionar um atendimento eficiente e humanizado.

Como colocar o marketing médico em prática?

Conheça, a seguir, algumas ações de marketing médico que contribuem para melhores resultados.

1. Marketing de conteúdo

Essa técnica consiste na produção de materiais úteis, relevantes e de qualidade para os pacientes, com o intuito de alcançar esse público-alvo para solucionar as suas dúvidas e trazer novas informações. Trata-se de uma das melhores maneiras de atrair novos pacientes e fidelizá-los, além de trazer um ótimo Retorno sobre o Investimento (ROI).

Como resultado, o médico ganha mais autoridade sobre o assunto e fortalece a sua imagem, sendo reconhecido como um profissional competente e com conhecimentos sobre o tema. Com isso, há mais chances de ele ser procurado por pacientes que estão em busca de um atendimento de qualidade e querem cuidar da saúde.

Assim, se você é um médico cardiologista, pode criar conteúdos que tratam sobre as formas de se prevenir doenças cardiovasculares, como reduzir a pressão arterial e ter uma alimentação saudável, os fatores que potencializam o surgimento de infarto e outras doenças do coração etc. Geralmente, esse material é disponibilizado no blog ou redes sociais do próprio médico.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma boa estratégia para manter e cultivar o interesse e a admiração dos potenciais clientes que, de alguma forma, demonstraram aprovação e têm interesse no conteúdo que você produz.

Sendo assim, uma boa técnica é incluir um CTA no seu post solicitando que o paciente inclua o endereço de e-mail e receba newsletters diretamente na caixa de entrada de e-mails. Desse modo, ele vai receber os seus materiais no e-mail, o que aumenta as chances de visualização.

Além disso, essa é uma maneira de aumentar a interação com esse público, bem como de saber se a sua estratégia está funcionando. Afinal, existem métricas que ajudam a descobrir a taxa de abertura de e-mail, se o destinatário clica no link que é enviado ou se ele simplesmente ignora a mensagem. Isso é muito útil para nortear as próximas ações de marketing, ou seja, é possível saber se elas estão surtindo o efeito desejado ou se você precisa mudar a estratégia.

3. Redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é uma maneira de fazer a divulgação da sua imagem e ganhar mais visibilidade perante o público. Por isso, é importante focar construir uma presença digital. Afinal, essas mídias ofertam um imenso potencial de interação, impulsionado pelo fato de que a maioria dos brasileiros acessa as plataformas sociais diariamente.

Por isso, crie um perfil profissional nas redes e foque a interação com o público e a captação de novos seguidores. Dessa forma, a sua imagem profissional e o seu consultório ganham maior relevância.

As melhores plataformas sociais para isso são o Facebook, o Twitter, o Instagram e o LinkedIn. No entanto, você não precisa criar um perfil em todas elas. O ideal é focar a rede onde se concentra a maior parte dos seus pacientes e do público que você pretende conquistar. Afinal, se você é um médico ortopedista, de nada adianta criar um perfil no Twitter, se os seus pacientes não acessam essa rede.

Tenha atenção para interagir com seus seguidores por meio da publicação de textos, fotos e vídeos contendo informações verdadeiras, úteis e relevantes. Isso vai fazer com que o engajamento seja alto. No entanto, é preciso ter cuidado para não divulgar valores, uma vez que essa prática não é permitida pelo CFM.

4. Branding

O principal objetivo dessa estratégia é fortalecer a marca pessoal do médico para que ele obtenha um bom posicionamento na área de atuação. Sendo assim, o foco não está na venda de um produto ou no atendimento em si, mas, sim, em difundir a ideia de que o médico e seu consultório estão presentes em determinada localidade.

Desse modo, sempre que alguém precisar de um atendimento especializado, se lembrará do seu nome ou de sua clínica como a primeira opção.

Implementar ações de marketing é a melhor maneira de ganhar maior relevância na área. Por sua vez, a não observância das estratégias de marketing médico na clínica ou no consultório pode influenciar negativamente os resultados e causar prejuízos à imagem do médico.

Quer continuar aprendendo mais sobre como aumentar a visibilidade online e ter conhecimento de marca? Curta a página da DIMAVE no Facebook e venha interagir com a gente!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?