Oxímetro de Pulso – O que é saturação de oxigênio (SpO2)?

Oxímetro de Pulso – O que é saturação de oxigênio (SpO2)
5 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Oxímetro de pulso, é o equipamento que possibilita a mais comum forma de mensuração de um parâmetro fisiológico, a saturação de oxigênio.

Através de um oxímetro de pulso ou também chamado de oxímetro de dedo, os clínicos são alertados sobre a presença de hipoxemia. Assim, podem iniciar um tratamento mais rápido nos casos graves, contornando as complicações.

Neste artigo vamos abordar:

O que é um Oxímetro de Pulso

Oxímetro de pulso pode tanto ser para o uso doméstico ou clínico. São monitores pequenos e leves que são ligados pelo próprio aparelho ou através de sensores de oximetria a uma ponta do dedo para monitorar a quantidade de oxigênio que está sendo transportada pelo sangue no corpo.

A qualidade dos sensores de oximetria é muito importante para que as informações apuradas sejam fidedignas e tragam a melhor terapia a ser adotada.

Com relação aos valores que são mostrados no display, um nível de oxigênio superior a 95%  geralmente é considerado um nível normal de oxigênio. Um nível de oxigênio de 92% ou menos (ao nível do mar), pode a princípio sugerir um baixo nível de oxigênio no sangue.

Além do nível de oxigênio no sangue, a taxa de pulso também é exibida no oxímetro. Valores normais de frequência de pulso para adultos podem variar de 60-80 batimentos por minuto, mas depende do estado clinico em que o mesmo se encontra.

Metodologia de Medição

Infelizmente não temos como falar da metodologia, sem sermos técnicos. A metodologia de medição da saturação de oxigênio é a espectrofotométrica.

Essa medição se dá, iluminando a pele e medindo mudanças na absorção de luz de oxigênio (oxi-hemoglobina) e sangue desoxigenado (hemoglobina reduzida) usando dois comprimentos de onda: 660 nm (vermelho) e 940 nm (infravermelho).

A proporção de absorção nesses comprimentos de onda é calculada e calibrada contra medidas diretas de saturação arterial de oxigênio (SaO2 ) para estabelecer a medida da saturação arterial do oxímetro de pulso (SpO2 ).

O que é Saturação de Oxigênio?

A saturação de oxigênio é definida como a proporção de oxi-hemoglobina com a concentração total de hemoglobina presente no sangue (isto é oxi-hemoglobina + hemoglobina reduzida).

A hemoglobina é uma proteína que contém ferro, estando presente nos glóbulos vermelhos do sangue permitindo o transporte do oxigênio do pulmão para todo o corpo.

O transporte do oxigênio que é feito pelas moléculas de hemoglobina é limitado em no máximo quatro moléculas de oxigênio por cada molécula de hemoglobina.

Powered by Rock Convert

Ou seja, 1.000 moléculas de hemoglobina transportam no máximo de 4.000 moléculas de oxigênio. Se essas 1.000 moléculas de hemoglobina estiverem transportando 3.600 moléculas de oxigênio, o nível de saturação estaria entre 100 ou 90%.

Um vídeo informativo (em inglês) da New England Journal of Medicine explica em detalhes o que são os níveis de saturação de oxigênio ou SpO2, e mostra também como é a tecnologia encontrada por trás da oximetria de pulso.

Formas de medir a saturação arterial

Existem outras formas de se medir a saturação arterial de oxi-hemoglobina. Uma delas é medida por um gás do sangue arterial chamado de SaO2 (Gasometria), que além do nível de oxigênio, mede também o PH e o gás carbônico no sangue de uma artéria.

Quando a saturação arterial de oxi-hemoglobina é medida de forma não invasiva por um oxímetro de dedo, ele é chamado de SpO2.

A diferença entre as informações nas formas de medição, é que o oxímetro mensura indiretamente a quantidade de oxigênio que é transportada pelo seu sangue.

Já a gasometria arterial mensura diretamente tanto a quantidade de oxigênio transportada pelo seu sangue quanto a de gás carbônico (dióxido de carbono).

Métodos para medir o nível de saturação de oxigênio

Oxímetro de Pulso ou Oxímetro de Dedo

Oxímetro de Pulso, é um dispositivo destinado a medição não invasiva da saturação de oxigênio no sangue arterial e a pulsação.

Os aparelhos são dotados de dois LEDs (díodos emissores de luz) que geram luzes vermelhas e infravermelha através de uma parte transparente do corpo. Os ossos, tecidos, pigmentação e vasos venosos normalmente absorvem uma quantidade constante de luz ao longo do tempo.

Oxi-hemoglobina e sua forma desoxigenada tem padrão de absorção significativamente diferentes. A artéria pulsa e absorve normalmente quantidades variáveis de luz.

A absorção ocorre durante a sístole e diástole a medida que aumenta e diminui o volume de sangue. A relação de luz absorvida em sístole e diástole é traduzido em uma medição da saturação de oxigênio.

Capnógrafo

O Capnógrafo, que é um instrumento de acompanhamento da taxa de respiração. Ele mede o teor de dióxido de carbono no ar inspirado e expirado.

Também usa luzes infravermelhas para medir a quantidade de luz absorvida pelas moléculas de dióxido de carbono. A absorção ocorre durante a respiração, detectando alterações nas concentrações de dióxido de carbono nos pacientes.

Gostou do que apresentamos sobre o assunto? Então, nos siga nas redes sociais e confira todas as atualizações. Estamos no Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin e também no Youtube!

Saiba mais sobre nossa linha de produtos:
Você também pode gostar

Deixe um comentário