Qual o momento certo para fazer locação de equipamentos médicos? Saiba aqui!

Qual o momento certo para fazer locação de equipamentos médicos Saiba aqui!
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Para oferecer um serviço de qualidade e sair na frente da concorrência, consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais precisam contar com aparelhos de alta tecnologia. Contudo, como conciliar o orçamento com os custos elevados de aquisição e manutenção desses produtos?

Nesse contexto, a locação de equipamentos pode ser a melhor opção para os gestores. A instituição de saúde fica em dia no quesito inovação sem precisar fazer manobras nas finanças ou sacrificar investimentos em outros setores.

Quer entender melhor como funciona esse tipo de locação, quais as vantagens e o melhor momento para contratar esse serviço? Acompanhe nosso post e tire todas as suas dúvidas!

O que é locação de equipamentos médicos e como funciona esse serviço no Brasil?

Essa forma de prestação de serviço para instituições de saúde ainda é recente no Brasil, mas, pelas vantagens que oferece, já começa a ganhar força.

O aluguel de produtos médicos de menor valor — como cadeiras de rodas, equipamentos de homecare (balão de oxigênio e outros itens menores para deixar em casa) — já é bem comum no mercado. Porém, de uns tempos para cá, começou a se expandir também a locação de equipamentos médicos para CTI, blocos cirúrgicos e outros espaços de maior complexidade.

E uma das empresas pioneiras nesse serviço é a DIMAVE, que começou a oferecer locação, mais especificamente para monitores e desfibriladores, aumentando assim as opções para clínicas e hospitais operarem com mais tecnologia.

Tempo de locação

A DIMAVE geralmente trabalha com contratos longos, de mais de 2 anos, visto o tempo maior de uso desses aparelhos — diferente, por exemplo, de uma cadeira de rodas, que é para situações transitórias. No entanto, nada impede que, caso seja necessário cumprir uma demanda mais rápida, o equipamento seja locado por um prazo menor, de um ano ou até meses.

Quais as vantagens de contratar esse tipo de serviço?

Os principais clientes para locação de equipamentos médicos na DIMAVE são os hospitais, que têm uma rotatividade mais alta, se comparado às clínicas. Assim, torna-se vantajoso para eles contratar esse tipo de serviço por uma série de motivos, como:

  • possibilidade de usar o capital disponível em um ativo, em vez de passivo, o que vai gerar mais receita;
  • na locação o valor é diluído no fluxo de caixa, evitando que a empresa fique descapitalizada;
  • a gestão dos equipamentos fica a cargo da empresa que faz a locação. É ela que vai se preocupar com manutenção e atualização do equipamento médico, que fica obsoleto muito rapidamente. Assim, o hospital não tem que arcar com o custo de manter um departamento de manutenção, pois, se houver qualquer problema, basta contatar o locador;
  • o hospital não corre o risco de ficar com equipamento parado, o que paralisaria alguns serviços;
  • mais tranquilidade, pois existe também a possibilidade da locação já com os consumíveis, que é cobrada à parte — o equipamento vem completo e qualquer problema que ocorra é responsabilidade da empresa locadora;
  • oferecimento de um serviço com a melhor tecnologia sem ter uma despesa elevada com isso.

Por que muitos hospitais ainda têm dificuldade em optar pela locação de equipamentos médicos?

Apesar de todas vantagens de contratar um serviço de aluguel dos aparelhos médicos, muitos gestores hospitalares ainda têm dificuldade de entender essa relação custo-benefício. Em uma conta rápida eles percebem que o valor equivalente a 14 meses de locação seria o necessário para comprar o mesmo equipamento.

Powered by Rock Convert

Todavia, eles acabam simplificando todos os custos envolvidos na aquisição desse tipo de tecnologia. Muitas vezes fazem as contas considerando apenas o valor do equipamento e isso pode fazer com que a opção da locação não pareça tão vantajosa.

Porém, é fundamental considerar que, no caso de uma compra desse tipo, há outros custos envolvidos, como manutenção, risco de ficar parado por estar danificado, possibilidade de deixar de gerar receita com um leito sem uso, gastos com a troca por opções mais modernas por conta da depreciação ou obsolência do equipamento etc.

Dessa maneira, o gestor precisa ter bem claro na mente todos esses pontos, pesando que o gasto com a locação não é uma despesa, mas sim um investimento.

Há um momento certo para fazer a locação?

No caso de hospitais, a DIMAVE considera que é a gestão que deve decidir o melhor momento para locação dos equipamentos médicos. Por exemplo: se os gastos estão muito altos, é um bom momento para pensar no aluguel em vez da compra de aparelhos novos.

Contratar esse serviço também é uma boa alternativa para hospitais cujos equipamentos estão ficando obsoletos por já terem alguns anos de uso — o que acaba gerando custos altos também com manutenção, com aparelhos parados e comprometimento das atividades. Portanto, o melhor momento para fazer a locação vai depender do momento que a empresa está vivendo.

Quais os diferenciais que a DIMAVE oferece?

A DIMAVE tem mais de 20 anos no mercado e um diferencial em relação a outras empresas do mesmo segmento, pois atua também com a distribuição dos acessórios com pronta-entrega — oferece rapidez no atendimento e agilidade na reposição em caso de defeito.

Além disso, trabalha com equipamentos de renome no setor e conta com uma equipe especializada na manutenção desses aparelhos, que está disponível para qualquer eventualidade. Toda essa assistência já é prevista em contrato, portanto o cliente não tem nenhum custo inesperado.

A empresa trabalha para que os gestores não tenham nenhuma dor de cabeça em relação aos equipamentos. O objetivo da locação é eliminar uma série de despesas e oferecer a possibilidade de a instituição de saúde trabalhar sempre com produtos de primeira linha.

Agora você já sabe todas as vantagens da locação de equipamentos médicos, um serviço que vem ganhando força no país. A única preocupação de clínicas e hospitais deve ser contratar esse tipo de serviço com empresas de referência e que tenham experiência no setor.

Quer conhecer os serviços de locação da DIMAVE? Entre em contato com a nossa equipe e veja como essa pode ser a melhor solução para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário