Equipamentos de UTI: saiba quais são os essenciais

Equipamentos de UTI

Índice

Durante muito tempo, a Unidade de Terapia Intensiva foi encarada com apreensão, como se fosse o fim da linha para o paciente.

No entanto, os equipamentos de UTI representam justamente o contrário.

Trata-se de um cuidado muito mais específico e eficaz. Por isso, é indispensável que o setor tenha aparelhos eficientes e de boa qualidade.

Na verdade, o que acontece é que uma unidade como essa só pode funcionar se cumprir certos parâmetros.

Existe uma resolução oficial da ANVISA sobre quais recursos são indispensáveis.

De maneira resumida, toda ala de cuidados intensivos precisa de aparelhagens que possam “substituir” os órgãos no caso de eles falharem.

E é sobre como fazer essa estruturação que vamos falar neste post. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Como montar uma estrutura de UTI?

Ainda mais do que em outros setores, o processo de montagem de uma UTI precisa ser bastante rigoroso.

Os equipamentos, portanto, devem ser de alta qualidade. A compra dos aparelhos para esse setor passa por duas opções mais comuns.

A primeira, para hospitais particulares, é a chamada Compra Direta. Nesse caso, existem linhas de crédito específicas.

É possível adquirir toda a aparelhagem por meio de compra consolidada ou como locação e comodato, de acordo com o que for mais eficiente para a instituição.

Já para estabelecimentos públicos, a obtenção dos equipamentos de UTI deve acontecer mediante licitação pública.

As compras podem ser nacionais ou internacionais, mas dependem desse procedimento administrativo formal.

Assim que os equipamentos de UTI chegam até o espaço hospitalar, é essencial que os responsáveis passem por treinamentos completos para entenderem como a operação é realizada.

Mesmo que já estejam acostumados a lidar com o aparelho, é importante lembrar que a tecnologia avança e pode mudar de marca para marca.

É importante realizar a testagem e a manutenção preventiva de todos os equipamentos de UTI antes do funcionamento, para ter a certeza de que o espaço estará pronto para funcionamento. A escolha criteriosa dos itens faz a diferença para fazer com que a estrutura seja um espaço confiável e renomado, que traga tranquilidade para todos os pacientes.

Quais equipamentos de UTI são essenciais para montar a estrutura de uma Unidade de Terapia Intensiva?

O projeto de uma unidade intensiva precisa ser devidamente avaliado por uma equipe multidisciplinar. É importante conhecer regras e regulamentos indispensáveis para que a estrutura funcione adequadamente.

Se houver algum monitor faltando, por exemplo, a instituição nem sequer terá a liberação para funcionar uma UTI.

Dessa forma, a estruturação é uma fase que exige uma preparação detalhada e que deve passar por uma checagem completa antes da liberação para funcionamento.

Embora certos aparelhos complementares sejam importantes, há os que são obrigatórios ao estabelecer o setor. Veja abaixo quais são eles.

Oxímetro

O oxímetro é responsável por medir a quantidade de oxigênio no sangue do paciente. Sendo assim, ele conta com um sensor luminoso que identifica a concentração da substância diretamente nas artérias.

Com ele, ainda é possível avaliar outros sinais vitais. Entre eles, a frequência cardíaca e respiratória. O ideal é que o oxímetro seja portátil e tenha capacidade para medições rápidas e acertadas.

Ele será usado tanto em adultos quanto em crianças, inclusive recém-nascidos.

Eletrocardiógrafo

O eletrocardiógrafo é um dos equipamentos de UTI mais importantes. Sua função é avaliar toda a atividade elétrica do coração, para diagnosticar problemas como:

  • Arritmias;
  • Isquemia aguda do miocárdio;
  • Taquicardia ventricular;
  • Infarto, entre outros.

É fundamental contar com tecnologias avançadas, que incluam telas de alta resolução e facilidade de transporte do equipamento. A demanda de sua utilização é alta e o diagnóstico deve ser preciso.

Cateteres e sondas

Os cateteres e sondas são usados para monitorização e administração de remédios, e alimentação. Existem diferentes tamanhos, tipos e materiais, que se adequam de acordo com a necessidade do paciente.

Desfibrilador

Com o desfibrilador, é possível descarregar uma carga elétrica no coração de um paciente em parada cardiorrespiratória.

Esse equipamento que salva vidas tem design compacto, ergonômico e multifunções para operar.

Ventilador pulmonar

O ventilador pulmonar, por sua vez, garante a ventilação artificial para o paciente. Assim, ele tem o suporte necessário até recuperar a autonomia de sua respiração.

É um equipamento que exige um manuseio rápido, visto que atende situações muito delicadas e urgentes. Sendo assim, escolha sempre um aparelho de fácil configuração e operação para que as dúvidas não surjam em momentos críticos.

Monitor multiparamétrico

O monitor multiparamétrico lê sinais vitais do paciente. Dessa forma, é possível identificar batimentos cardíacos e controlar a queda de saturação de oxigênio na pressão arterial.

Importa ressaltar que um monitor de grande capacidade de armazenamento de dados também faz muita diferença.

Nas normativas da ANVISA, estão relacionados ainda itens como estetoscópio, fita métrica, equipamento para ressuscitação manual, entre outros.

Mesmo que a princípio esses equipamentos de UTI parecem mais simples, eles também precisam ter um crivo de qualidade. Do contrário, qualquer mínima falha pode interferir nos resultados de um procedimento.

O que avaliar para escolher esses equipamentos?

O ponto de partida de qualquer compra hospitalar é avaliar se os produtos têm a devida aprovação e regulamentação.

Avalie as padronagens de todos os equipamentos de UTI que você precisa. Até mesmo a localização dos aparelhos é relevante para esse setor. Dessa forma, um erro na escolha dos aparatos pode afetar a qualidade do atendimento.

Os equipamentos de UTI também devem ser aliados da equipe médica. Isso significa que precisam ser fáceis de operar em situações de crise, por exemplo.

Por isso, busque soluções já consolidadas e que ofereçam um bom feedback.

Outro cuidado indispensável se refere à facilidade de manutenção. Afinal, de nada adianta ter o modelo mais moderno e não saber como higienizá-lo adequadamente, por exemplo.

O equipamento deve funcionar como um facilitador dos cuidados médicos, não uma complicação a longo prazo. Por isso, vale buscar sempre os modelos que tenham suporte técnico garantido.

Qual a importância de contar com fornecedores de confiança e qualidade?

Para um tratamento de alto nível, é indispensável que toda a estrutura tenha o máximo de confiabilidade. Isso inclui um planejamento que considere todo o potencial oferecido pelo fornecedor.

Na prática, isso significa que é importante buscar aparelhos que tenham o melhor custo-benefício também em termos de reposição e manutenção.

Fazer as compras em uma empresa credenciada, com os devidos selos de qualidade, é indispensável.

O pós-venda é outro fator essencial, já que a UTI demanda urgência em seu funcionamento. Logo, é importante apostar em corporações que ofereçam um suporte técnico adequado. Na dúvida, busque estabelecimentos:

  • Preocupados com padronagens: escolher equipamentos de UTI que respeitam as padronagens determinadas por lei é fundamental. Somente assim há garantia de um bom funcionamento;
  • Com conhecimento de normas, diretrizes e resoluções da ANVISA: sempre que as normas passaram por atualizações, você será informado para providenciar a manutenção de seus equipamentos;
  • Que tenham experiência no mercado: ter certo tempo de atuação no mercado é um sinal de que a empresa tem responsabilidade e procura sempre atender bem seus clientes;
  • Com uma boa reputação: saber que outros clientes tiveram uma boa experiência com a empresa faz com que você tenha mais confiança na hora da aquisição.

Que ofereçam treinamentos ou explicações sobre o melhor uso dos equipamentos: essa é uma questão muito importante, uma vez que a operação dos aparelhos é muito detalhada e repleta de informações importantes, que interferem no diagnóstico.

Além do cuidado dispensado aos pacientes, é preciso ressaltar ainda que as unidades intensivas representam uma das maiores fontes de renda de um hospital.

Se, por algum motivo, um leito ficar desativado em função de um defeito em algum equipamento, esse descuido pode comprometer todo o orçamento da instituição.

Assim, ter um bom fornecedor significa menores chances de passar por esse tipo de imprevisto.

Por que contar com a Dimave nesse processo?

No mercado há mais de 20 anos, a DIMAVE tem excelência na oferta de equipamentos de UTI. Todos os seus produtos, de origem nacional ou importada, passam por um rigoroso controle de qualidade.

Além disso, há um cuidado extra em ofertar apenas aparelhos e itens de alta durabilidade, favorecendo o custo-benefício.

Oferecendo monitores multiparamétricos e desfibriladores, a DIMAVE oferece também acessórios indispensáveis para a UTI.

Visto que cada fabricante pode usar diferentes tipos de acessórios, o atendimento da empresa está preparado para ajudar na escolha de cabos, manguitos, sensores ou outro item ideal para o seu aparelho.

Para encerrar, vale reforçar que a unidade de terapia intensiva é um setor que exige ferramentas de manuseio ágil e resultados precisos. Por isso, é importante que todo o processo de sua estruturação seja cuidadoso.

Os equipamentos de UTI servem para mensurar, e as vezes até servir como substitutos temporários para o funcionamento do organismo do paciente.

Portanto, nunca devem ser negligenciados, desde o processo de compra até sua manutenção.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como a DIMAVE pode ajudar na montagem de um novo setor?

Nós teremos o maior prazer em orientá-lo sobre os melhores produtos hospitalares no mercado. Por isso, entre em contato com nossa equipe!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?