Telemedicina: entenda o que é e quais os seus principais benefícios

Telemedicina entenda o que é e quais os seus principais benefícios
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O uso da tecnologia na saúde aumenta a eficiência do atendimento e melhora os processos e procedimentos, como laudos e cirurgias. Nesse sentido, surge a telemedicina, que engloba serviços médicos a distância e promove uma assistência de qualidade a clínicas, pacientes e outros profissionais.

Se você ficou interessado em saber mais sobre como funciona a telemedicina e quais são os benefícios dela, continue a leitura deste post. Confira!

O que é telemedicina?

Usando a tecnologia, a telemedicina é uma especialidade que está associada ao cuidado da saúde de forma remota. Para que esse suporte aconteça com eficiência, utilizam-se determinados recursos, como internet, plataformas, computador e assim por diante. No entanto, ela não substitui a medicina tradicional: auxilia e serve como um apoio. Além disso, possibilita a conexão entre profissionais e especialistas da área médica.

Como ela é usada?

A telemedicina conta com algumas frentes que contribuem para fornecer uma assistência rápida e completa. Selecionamos as principais para você conhecer!

Teleassistência

Em uma clínica médica, esse tipo de serviço é útil para otimizar o atendimento, sendo que o paciente pode ser monitorado em sua própria casa. Dessa forma, ele recebe orientações sobre o quadro clínico e tem à sua disposição as informações de que precisa para cuidar de sua saúde.

Também há a possibilidade de ter uma comunicação entre os médicos especialistas, caso o paciente esteja em um centro clínico. Com a tecnologia, é possível ter uma segunda opinião sobre determinado procedimento ou tratamento, por exemplo.

Teleconsulta

Neste recurso, um clínico geral consulta a opinião de um especialista na área para oferecer um atendimento ao paciente com mais detalhes sobre o caso. Seja ao vivo ou não, ele recorre a outros colegas para fornecer um diagnóstico mais preciso e completo.

Além disso, a teleconsulta acontece entre médico e paciente, quando a distância impede o atendimento presencial. Usando alguma ferramenta, como celular ou computador, o público tem acesso ao suporte.

Emissão de laudos a distância

Os laudos a distância apresentam um crescimento expressivo no Brasil e vêm ganhando cada vez mais espaço. Com isso, o hospital ou clínica realiza o exame e, então, o encaminha para médicos especialistas que farão o laudo. Esses profissionais estão à disposição e podem fornecer os resultados com rapidez.

Essa ferramenta é importante porque nem sempre há uma pessoa especialista na clínica para fazer laudos, o que pode dificultar a demanda e prejudicar o andamento de processos.

Quais são os principais benefícios da telemedicina?

Redução do tempo no atendimento

Um atendimento mais rápido é um dos principais diferenciais da telemedicina. Por usar esses recursos, você consegue oferecer um suporte com agilidade.

Por exemplo, os laudos a distância otimizam o tempo de entrega do exame aos pacientes. Isso significa que ele terá acesso ao resultado rapidamente, sem precisar esperar por vários dias. A teleconsulta também favorece a assistência ao público, que poderá ter um diagnóstico preciso, em qualquer lugar ou região do país.

Agilidade

Outra vantagem é a agilidade em processos da clínica, pois a tecnologia permite que consultas, atendimentos e emissão de laudos sejam realizados a distância. Um exemplo disso é a comunicação entre especialistas para trocar informações acerca de um caso ou encontrar um diagnóstico. De forma rápida e fácil, é possível conversar com outros profissionais da área e logo resolver a situação.

Aproximação entre médico e paciente

A telemedicina aumenta o contato entre médico e paciente, principalmente quando falamos sobre a assistência ou consulta prestada a distância. Por meio dessa interação, o especialista conhece melhor o público e consegue promover um atendimento personalizado e de acordo com a necessidade específica de cada um. O resultado é uma aproximação entre ambas as partes e um suporte de qualidade.

O uso da telemedicina possibilita que os pacientes tenham mais acesso a atendimentos com especialistas do ramo, independentemente do lugar. Como vimos, é uma área que abrange diversos campos e é útil para melhorar o suporte ao público, por meio de laudos online, orientações em domicílio e outros serviços. Portanto, esse recurso da tecnologia oferece benefícios para todos: profissionais da saúde, clínicas médicas e pacientes.

Quer aprender mais sobre o tema? Leia também nosso post sobre o funcionamento da telemedicina!

Você também pode gostar

Deixe um comentário