Qual a importância do treinamento de equipe para usar aparelhos médicos?

Qual a importância do treinamento de equipe para usar aparelhos médicos
6 minutos para ler

Vivemos em uma época com grandes avanços tecnológicos nas mais diversas áreas, e na Medicina não é diferente. Os profissionais que atuam nas áreas da saúde estão cercados por equipamentos que auxiliam no diagnóstico, monitoramento, tratamento e na recuperação dos pacientes. No entanto, para tirar o maior proveito possível, é preciso realizar um eficaz treinamento de equipe.

Todos os envolvidos no processo devem conhecer e dominar as funcionalidades dos aparelhos médicos em busca de otimizar o trabalho e alcançar os melhores resultados para os pacientes. Entretanto, organizar esse treinamento de equipe pode trazer muitos desafios. Confira!

Quais as maiores dificuldades para implementar um treinamento de equipe?

Mesmo sabendo da necessidade de treinar os profissionais no uso de novos equipamentos tecnológicos, algumas peculiaridades dessa área podem fazer dessa uma missão bem complicada.

Entre os maiores dificultadores para organização dos treinamentos está a jornada de trabalho longa e com horários não convencionais tão presentes nas rotinas dessa equipe. Na maioria das empresas é comum reunir o maior número de funcionários de uma vez para otimizar o processo de treinamento, mas isso é inviável no dia a dia de clínicas e hospitais. Além disso, muitas vezes esse fator cria estresse e falta de disposição para com o treinamento.

A resistência dos profissionais a novas tecnologias é outro ponto que precisa ser superado para a realização do treinamento. A tecnologia caminha rápido e manter-se atualizado é realmente um desafio. Não é raro pessoas se recusarem a sair de sua zona de conforto, preferindo continuar usando tecnologias já conhecidas e as quais já dominam, em detrimento de uma novidade.

Uma vez sabendo desses problemas, precisamos contornar essas adversidades. Afinal, sabemos e conhecemos os benefícios que os novos aparelhos trarão par a empresa, para o paciente e, muitas vezes, até para a carreira do profissional.

Como superar os desafios dessa área e realizar o treinamento?

Considerando os desafios identificados, existem algumas alternativas para contorná-los e conseguir implementar o treinamento. É importante que o pessoal que vai aplicá-lo considere as peculiaridades da área e entenda que é necessário utilizar dinâmicas diferentes das que acontecem em empresas de outros segmentos.

O primeiro passo é entender que frente a um ambiente carregado de estresse e cansaço, para o seu treinamento ter um resultado positivo, é preciso que ele seja cativante. Por isso, é indispensável pensar em uma linguagem e em um visual que seja atrativo, capturando a atenção do profissional.

Em relação à dificuldade de horários, existem algumas alternativas que podem ser aplicadas. No caso de treinamentos presenciais, é importante entender que não vai haver uma oportunidade de se reunir a equipe completa, sendo necessária uma adaptação. Esta pode vir em forma de turnos, com profissionais especializados nos aparelhos disponíveis em diferentes horários, conseguindo capacitar diferentes profissionais.

Uma alternativa muito usada atualmente é o formato de treino online. Para isso, seria necessária a produção de um treinamento em vídeo que pudesse ser acessado remotamente. Nesse caso, é importante haver uma plataforma de validação do treinamento, entendendo se a equipe realmente está apta a usar os recursos dos aparelhos em plenitude.

Poderiam, por exemplo, aplicar uma pesquisa e questionários ao final do treinamento e, após isso, um contato direto com quem tenha apresentado dificuldades.

Como engajar a equipe no treinamento?

Uma ótima forma de engajar a equipe médica em treinamentos é convidar como treinador ou anfitrião, um médico renomado ou algum profissional admirado e que tenha penetração entre os profissionais.

Essa atitude cria uma identificação imediata, conquistando maior abertura para trocas de experiência e novos aprendizados. A sensação de pertencimento é muito importante para que todos adotem uma prática em comum e ajudem uns aos outros no processo de tornar uma nova tecnologia parte do cotidiano.

Colocar um companheiro de profissão como tutor do treinamento de equipe ainda auxilia na linguagem e na comunicação. Por terem conhecimentos técnicos parecidos e compartilharem de muitos aspectos na rotina de quem atua na área médica, a troca de experiência tende a ser mais efetiva. O uso de exemplos de aplicações já vivenciados trarão mais claramente as vantagens dos novos aparelhos na prática.

Como obter os melhores resultados com seu treinamento?

Os aparelhos médicos são fundamentais na área da saúde, pois são responsáveis diretos pelo bom desempenho dos profissionais e pela boa recuperação e qualidade de vida dos pacientes. Por isso é importante que todo treinamento resulte em uma utilização correta e proveitosa dos equipamentos.

Todos que vão lidar com os aparelhos devem ter conhecimentos que permitam tirar o máximo da tecnologia e das funcionalidades dos aparelhos. Também devem saber como manusear para garantir a integridade da funcionalidade, ampliando a vida útil do equipamento.

Para finalizar, devem entender que todo esse processo de aprendizado também garante um funcionamento com apontamento correto de todos os parâmetros essenciais para tomadas de decisões importantes.

Uma forma de garantir tudo isso é criar uma cultura organizacional na qual os treinamentos e atualizações sejam regulares. Essa medida, ao longo do tempo, diminui a resistência e garante que os aparelhos serão mais bem-utilizados, com maior aproveitamento das funções e diminuindo chances de falhas.

Para que isso ocorra de forma efetiva e orgânica, é importante que tenha um bom planejamento — e um fornecedor de alta confiabilidade. Faça um levantamento da necessidade de treinamentos e organize um cronograma de prioridades. O mais importante é, aos poucos, criar uma cultura de aprendizado.

Qual a forma mais prática de aplicar os treinamentos?

Você deve considerar que estabelecer treinamentos regulares traz muitas vantagens, como o melhor uso e aplicação das novas tecnologias. Entretanto, também impõe a necessidade de ter uma equipe mais ativa e dedicada para desenvolver esses treinamentos.

Uma alternativa que pode trazer grandes resultados, tanto para o melhor uso dos aparelhos, quanto para o desenvolvimento dessa cultura de aprendizado que já abordamos, é a terceirização.

Existem empresas especializadas em treinamentos que vão conseguir implementar os principais pontos abordados ocupando menos espaço na sua pauta. Dessa forma, você mantém sua mentalidade 100% voltada para o foco do negócio. Considere buscar uma parceria.

Independentemente do caminho que você decida traçar é importante sempre ter em mente a importância da realização do treinamento de equipe. Afinal, o investimento em novas tecnologias apenas surtirá os resultados esperados se você contar com profissionais capacitados a lidar com todos os seus recursos.

Percebeu como este assunto é importante? Também temos outro conteúdo que pode fazer a diferença para você: leia nosso conteúdo sobre a importância dos treinamentos no manuseio de equipamentos médicos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário