Veja como os profissionais da área podem trabalhar o Dia Mundial da Saúde

Veja como os profissionais da área podem trabalhar o Dia Mundial da Saúde

Índice

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data passou a ser celebrada em 1948, com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O principal objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde física e mental, ou seja, a respeito da necessidade de adotar um estilo de vida mais saudável e não descuidar da prevenção. Para a OMS, o conceito de saúde não está restrito à ausência de doenças. Mais do que isso, é uma condição de bem-estar físico, mental e social completo.

Por isso, a data não pode passar em branco, principalmente entre os profissionais de saúde. Quer algumas ideias para celebrá-la? Confira nosso post!

Incentivar os colaboradores a realizar o check-up médico

O Dia Mundial da Saúde pode ser utilizado para alertar os colaboradores sobre a importância de realizar o check-up médico.

Para isso, o hospital ou clínica podem promover um “feirão” da saúde, realizando exames, como aferição de pressão arterial, de glicemia ou de cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea).

Assim, é possível destacar a importância do acompanhamento médico periódico e da realização de exames preventivos de acordo com a faixa etária.

Desenvolver panfletos informativos aos pacientes

O Dia Mundial da Saúde é uma boa oportunidade de levar informações aos pacientes. Aqui, a dica é desenvolver cartazes e panfletos falando da importância de adoção de hábitos saudáveis, como:

  • ter uma alimentação equilibrada;
  • praticar atividades físicas regulares;
  • ficar longe do álcool e cigarro;
  • desacelerar a rotina de vez em quando;
  • priorizar atividades de descanso e lazer;
  • realizar técnicas de relaxamento, como meditação, para cuidar também da saúde mental.

Ministrar palestras às equipes

É possível se programar e fazer um ciclo de palestras para as equipes em comemoração à data. Médicos, dentistas, psicólogos e nutricionistas podem tratar de temas variados e abrir espaço para que os colaboradores tirem suas dúvidas.

Realizar ações com a comunidade

Além de fazer eventos para colaboradores e pacientes, o hospital ou clínica podem ajudar na saúde da comunidade. Para isso, uma ideia é criar panfletos informativos sobre alimentação saudável, prevenção de doenças do coração ou sobre a importância do uso de protetor solar, por exemplo.

É possível também colocar os profissionais de saúde para atender a população, realizando exames, como de aferição da pressão arterial. Outras sugestões são: fazer degustação de alimentos saudáveis ou ainda promover aulas de ginástica ou de dança em uma praça para que bastante gente possa participar.

Em seus canais digitais, a instituição também pode disponibilizar vídeos que tratam da importância de cuidar da saúde física e mental, orientando o público.

Comece a se organizar e promova uma ação para celebrar o Dia Mundial da Saúde com os colaboradores, pacientes ou ainda com a comunidade. É importante unir os profissionais da saúde em prol dessa divulgação e deixar claro para o público por que ele deve se preocupar com bem-estar e qualidade de vida.

Gostou das nossas sugestões? Então compartilhe com seus colegas nas redes sociais para que mais pessoas se programem para celebrar a data!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais
Receba nossa Newsletter
Ficou com alguma dúvida?